Fevereiro Roxo alerta sobre doença de Alzheimer, lúpus e fibromialgia

Campanha tem por objetivo conscientizar esteienses a procurar diagnóstico precoce. As três condições não têm cura, mas podem ser controladas.

Fevereiro é o mês de ampliar o alerta sobre as doenças de Alzheimer, lúpus, e fibromialgia. Essas três condições, apesar de serem diferentes entre si, têm como característica em comum o fato de serem incuráveis, e afetam o bem-estar das pessoas. Portanto, o diagnóstico precoce deve ser feito para que sejam identificadas, ainda nos estágios iniciais, podendo ser controladas ou retardadas.

Em Esteio, o Poder Legislativo instituiu a campanha Fevereiro Roxo, por meio da lei municipal 6.928/2018, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Durante este mês, podem ser programadas ações educativas no interior da Casa para reforçar o movimento.

Saiba mais sobre as doenças que criam a campanha Fevereiro Roxo:

Lúpus: lesões vermelhas no couro cabeludo, dores nas articulações e dificuldades em respirar. Estes são os sinais mais comuns dessa doença autoimune, comum entre mulheres e que afeta 3% da população. O tratamento dura por volta de cinco anos e costuma ter sucesso. Caso tenha percebido alguns dos sintomas citados, procure um médico reumatologista.

Fibromialgia: dores nas articulações, músculos e tendões são comuns em pacientes que têm a doença. Dores de cabeça, depressão e ansiedade também são relatadas. A patologia costuma afetar mulheres entre 30 e 50 anos, o tratamento é feito com relaxantes musculares.

Alzheimer: falha da memória e esquecimento de acontecimentos recentes são alguns dos sintomas do Alzheimer. A doença, que costuma afetar pessoas com mais de 65 anos, não tem cura, mas um diagnóstico precoce pode ajudar a estabilizar ou retardar seu avanço.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio