Fernanda Fernandes propõe campanha sobre câncer em crianças
A ação visa a prevenção e tratamento precoce de pacientes e disseminar conhecimento sobre sintomas.
Esteio terá uma campanha permanente para conscientizar a população sobre o tratamento do câncer infantil. É o que propõe Fernanda Fernandes (PP) em anteprojeto apresentado na noite de terça-feira (13), durante a sessão da Câmara. A proposição foi aprovada e encaminhada para o prefeito. Para se tornar lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos vereadores.
A Campanha Permanente de Conscientização do Câncer Infantil terá como um dos objetivos informar os esteienses sobre os sintomas mais comuns observados em crianças portadoras da doença. A iniciativa também visa diagnosticar a enfermidade com maior rapidez, ainda nos estágios iniciais.
A patologia representa menos de 1% dos casos de câncer diagnosticados anualmente. Porém, em sua justificativa ao projeto, Fernanda lembra que os casos de câncer em crianças têm aumentado ligeiramente, nas últimas décadas. Os números de novos casos devem chegar a 12.500, considerando o crescimento geral de casos de pessoas afetadas por qualquer um dos tipos da moléstia. “O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para o Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, 420 mil casos”, afirmou a parlamentar.
Por Gustavo Santos reg prof MTb/MG 14986