Fernanda Fernandes participa da inauguração do SAE


A vereadora Fernanda Fernandes (PP), representou o Legislativo durante a inauguração, na ultima terça-feira (18), da  nova sede do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE), localizada, agora, na rua Padre Claret, 646, ao lado do Centro Administrativo de Saúde. O SAE é responsável por ações de combate, prevenção e pela assistência ambulatorial às pessoas com HIV/Aids e hepatites virais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), por meio de uma equipe multidisciplinar. O local faz o acompanhamento, também, de pacientes com tuberculose.

Na oportunidade, Fernanda Fernandes destacou que, através do gabinete, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, haverá  uma grande ação de conscientização no Carnaval 2019 com o tema:“SÍFILIS, NÃO! TESTE, TRATE, CURE. "Este projeto tomou força após conversarmos com a Secretaria de Saúde onde recebermos o alerta de que os índices de Sífilis em nosso município já são preocupantes. Atualmente temos 46 gestantes em tratamento. Das 46 gestantes, apenas 03 parceiros estão tratando a doença", frisou.


Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou que o novo espaço atende de forma mais qualificada os pacientes com doenças que precisam de uma atenção diferenciada. “Muito mais que uma casa nova, este espaço é realmente a efetivação da implantação de um serviço especializado que tem suas particularidades, suas peculiaridades e que precisa oferecer para os usuários realmente uma atenção integral com a preservação do sigilo e também a estrutura adequada para atender as diferentes patologias”, afirmou. “Eu lembro do início do governo, quando visitava os espaços de saúde e conversava que o espaço do SAE era inapropriado. Era um local insalubre, não tinha janelas para entender um público onde temos pessoas com tuberculose e outras doenças. Então, incluímos esse projeto no Programa Mais Saúde e hoje estamos conseguindo entregar esse espaço que está muito bem desenhado”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Ana Bool, iniciou sua fala falando da mudança. “Temos agora um serviço de casa nova e cara nova, possibilitando mais um salto de qualidade na Saúde de Esteio”, afirmou. “É uma grande iniciativa, que possibilita que ofereçamos um melhor acolhimento aos pacientes e a qualificação do atendimento é uma marca desta atual gestão”, prosseguiu. Ana seguiu sua fala apresentando alguns números da HIV/Aids e tuberculose em Esteio. De acordo com registros do SAE, o Serviço atende 887 usuários com Aids (em 2016 eram 304), sendo 15 gestantes e 15 crianças e adolescentes entre três e 17 anos. O SAE atende, também, 305 pacientes com hepatites virais e registrou, em 2018, 29 casos de tuberculose.

Melhorias
O SAE atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre as principais iniciativas promovidas pelo Serviço, além da promoção de formações continuadas, capacitações e campanhas, estão a realização de testes rápidos para detecção de HIV/Aids nas unidades básicas de saúde (UBS) e centros de Atenção Psicossocial (Caps); implantação e orientação sobre o uso da profilaxia pós-exposição (PEP), um dos métodos de prevenção do HIV, que pode ser aplicado em até 72 horas após relação sexual desprotegida; o encaminhamento de pacientes sorodiferentes e profissionais do sexo, entre outros públicos que se expõem ao risco da infecção ao HIV com maior frequência, para realização da profilaxia pré exposição ao HIV; e a distribuição de preservativos.

Entre as melhorias na equipe, está a contratação de médica infecto pediatra, assistente social e servidor para a área administrativa. Com a mudança, o SAE teve uma ampliação do espaço físico, com uma infraestrutura em acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, tais como rota de biossegurança (os pacientes de tuberculose são atendidos em áreas diferentes dos pacientes com HIV/Aids), ventilação adequada com sistema de renovação de ar e ampliação de quatro para oito salas de atendimento. Além disso, foram instalados cinco novos computadores, que garantem melhor agilidade dos atendimentos aos usuários e diminui o tempo de espera, além de facilitar o abastecimento dos dados em sistemas do Ministério da Saúde e facilitar a gestão dos casos de HIV/Aids e tuberculose em Esteio.


Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE)

Endereço: Rua Padre Claret, 646 (ao lado do prédio do Centro Administrativo de Saúde)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mails: sae.dst@esteio.rs.gov.br e tuberculose@esteio.rs.gov.br (Tisiologia)

Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Fonte: PME