Farmácia Municipal poderá receber doação voluntária de medicamentos
24/03/2021 - Na noite desta terça-feira (23), durante sessão ordinária, o gabinete do vereador Luciano Battistello (MDB) apresentou aos parlamentares o anteprojeto de lei 24/2021. O plano consiste na implantação de uma unidade de recepção de medicamentos doados por pessoas físicas e jurídicas, na Farmácia Básica Municipal localizada na sede da Secretaria de Saúde, com o objetivo de distribuir estes gratuitamente para população de baixa renda.
O documento prevê a arrecadação de remédios armazenados em domicílios e que não são mais necessários ao tratamento de saúde do paciente, desde que estejam dentro do prazo de validade. Ficará à parte dos profissionais das áreas médica ou farmacêutica vinculados à secretaria, para a formação de estoque, classificação e verificação do conteúdo.
De acordo com Luciano, o projeto contribui de diversas formas, como no descarte correto de medicamentos, contribuição para que dependentes químicos não tenham acesso às medicações descartadas em lixo doméstico, como também ampliar o acesso de famílias de baixa renda aos itens doados. A Secretaria criará um cadastro destes fármacos em ordem de prazo de validade e assim disponibilizarão a quem precisar, dando a prioridade a pessoas idosas, crianças e de baixa renda.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: vereador Luciano Battistello assinando documento durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.