Expointer 2016: Câmara de Esteio garante 70% das vagas do comércio externo à ambulantes do município
Uma emenda da câmara de Vereadores de Esteio à proposta de lei firmando convênio entre o município e a entidade Associação de Voluntariado e de Solidariedade (Avesol), que vai organizar os comerciantes externos durante a 39ª Expointer/2016, aprovada ontem(9), por unanimidade, garante que os ambulantes esteienses terão 70% do total de 90 vagas do comércio informal em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, durante a feira deste ano. A ideia, segundo os parlamentares, visa assegurar a participação dos cidadãos esteienses na feira, promovendo a geração de renda ao município. "A cidade arca também com o ônus do evento. Nada mais justo do que os comerciantes locais serem beneficiados", explicam.
O termo de convênio sem ônus, que também teve aprovação Legislativa, deve ser assinado entre o município e a entidade nos próximos dias. A Avesol, a exemplo de anos anteriores, vai organizar os espaços localizados na calçada da avenida Independência, disponibilizando a estrutura hidráulica, elétrica, segurança, manutenção e limpeza dos locais onde serão instaladas as tendas dos ambulantes, sem custos aos cofres municipais. A emenda, junto ao projeto de iniciativa do Executivo, serão encaminhados ao Executivo ainda nesta semana para sanção.
Fundada em 2002, a Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos e tem como missão promover ações de voluntariado e de solidariedade, apoiando grupos e comunidades organizadas em busca da transformação e justiça social. Sua atuação é fundamentada na educação popular, possui como campo preferencial de trabalho a Economia Solidária, o Voluntariado e a Assessoria a Projetos Sociais.
Confira as proposições dos vereadores:
O vereador Felipe Costella (PMDB) solicita as seguintes providências:
A notificação do proprietário do terreno situado na Rua Agostinho Camilo de Borba, ao lado do n° 138, bairro Novo Esteio; a troca de lâmpada na Av. Luiz Pasteur, em frente aos nos 8175, 8375 e 8643, e Rua Manuel Santos, em frente ao n° 456, ambas no bairro Três Marias; a eliminação da broca na Rua Secundino Aires, em frente ao n° 23, e na Rua dos Pioneiros, em frente ao n° 69, ambas no bairro Santo Inácio; A notificação do proprietário do terreno situado na Rua Santa Maria, ao lado do n° 37, pois no local estão colocando cavalos.
O vereador Harri Zanoni (PSB) requer:
Solicita para a Corsan a manutenção da rede hidráulica na Rua Rui Barbosa, em frente ao n° 89, bairro Novo Esteio.
Solicita as seguintes providências: a limpeza e a manutenção da rede de esgoto da Rua Rui Barbosa, bairro Novo Esteio.
O vereador Jaime da Rosa (PSB) solicita: a troca de lâmpada queimada localizada na Rua Rui Barbosa, em frente ao n° 186, bairro Novo Esteio.
O vereador Leonardo Pascoal (PP) requer a seguinte informação:
A fase em que se encontra a elaboração do Plano Diretor de Drenagem de Esteio, bem como requer que seja fornecido um cronograma detalhado das etapas seguinte até a sua conclusão.
Solicita a seguinte providência: a colocação de brita no beco ao lado do número 2358, na Rua 24 de Agosto, bairro Parque Amador.
O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) requer:
Fiscalização com mais rigorosidade da empresa que está prestando serviços de hidrojato para o Executivo Municipal na Rua Uruguai, com relação ao tempo de limpeza na rede de drenagem e sinalização das obras, e informação dos seguintes dados ao executivo: o nome da empresa que está prestando este serviço, o custo da referida obra, sua previsão de término e as intervenções previstas na Rua Uruguai e Theodomiro Porto da Fonseca.
Informação dos seguintes dados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): datas das obras de melhorias do sistema de drenagem da BR-116, no trecho entre Sapucaia do Sul e Esteio, e se existe projeto de redimensionamento dos canais que cruzam a BR-116, próximo ao n° 702/parada 35, e no encontro da rodovia com a Rua Tiradentes, na Vila Osório, em Esteio;
Informação ao Metroplan: em que fase se encontra os Estudos de Alternativas e Projetos para Minimização do efeito de Cheiras na Bacia do Rio do Sinos.
Solicita: a eliminação de uma broca localizada na calçada (canteiro novo) da Av. Presidente Vargas, em frente ao n° 2341; a restauração da rampa de acessibilidade da calçada localizada na Rua Henner de Souza Nunes, esquina com a Av. Presidente Vargas.
A vereadora Michele Pereira (PT) requer à Corsan:
O recapeamento asfáltico na Rua Bom Jesus, em frente ao n° 303, bairro São Sebastião.
Solicita a seguinte providência: a troca de lâmpada no poste localizado na Rua Pelotas, em frente ao número 299, bairro Centro, e na Av. Porto Alegre, em frente ao número 605, bairro Jardim Planalto; a eliminação da broca na calçada da Rua Jardel Filho, em frente ao número 688, bairro Santo Inácio; a notificação do proprietário do terreno baldio localizado na Rua das Dálias, ao lado do n° 502, bairro Santo Inácio, para que faça a capina e a limpeza do terreno; a manutenção nas lâmpadas dos postes localizados nos seguintes endereços: Rua Jardel Filho, em frente ao n° 338, bairro Santo Inácio, e Rua Gilda de Abreu, em frente ao n° 350, bairro Santo Inácio.
O vereador Rafael Figliero (PTB) requer:
O máximo de brevidade nos reparos asfálticos decorrentes das intervenções da Corsan em Esteio, em especial na Rua Pe. Felipe, entre a Rua Rio Grande e a Praça Coração de Maria, bairro Centro.
Solicita as seguintes providências: a pintura de faixa de segurança no entroncamento da Rua La Salle e da Rua Alegrete com a Rua Salgado Filho; a troca de lâmpada na Rua Rita de Castro Carvalho, n° 70.
A Câmara de Vereadores manifesta:
Apoio à luta do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimetro/RS), contra a privatização, concessão ou parceria público-privada da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre – Trensurb S.A.
Homenagem e agradecimento à servidora Dina Trovo Costa, por ocasião de sua inativação depois de mais de 30 anos de trabalho ao Legislativo Municipal.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156