Explanação sobre justiça restaurativa é tema de Tribuna Livre

A Juíza do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e da 1ª Vara Cível de Esteio Uda Roberta Doederlein Schwartz apresentou o projeto durante sessão ordinária

26/06/2024 - A ouvida acolhedora de forma contínua às vítimas das enchentes e profissionais que com elas lidam é o foco principal do programa Restaurando e Esteiando Recomeços, promovido pela 1ª vara cível do fórum de Esteio. O detalhamento das intenções do projeto aconteceu no espaço da Tribuna Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Esteio, realizada na última terça-feira, dia 25. A juíza Uda Roberta Doederlein Schwartz expôs aos vereadores e à comunidade presente como a experiência de justiça restaurativa, promovida pelo Poder Judiciário, pode ajudar a lidar com os traumas causados pelas enchentes de maio.

O projeto busca envolver o máximo de instituições possíveis, aplicando metodologias dos Círculos de Paz, através da justiça restaurativa, que entregam os diferentes modos de resolução de conflitos da sociedade. O espaço para a fala e a escuta, tem o objetivo de motivar para insights e organização em torno de ideias que coloquem em prática o recomeço.  

A Tribuna Livre é um espaço em cada sessão ordinária, durante a fase do grande expediente, onde há um período, com duração máxima de dez minutos, destinado a qualquer cidadão representante de alguma coletividade, como associações de bairro, comerciais, conselhos comunitários e afins. A regulamentação completa sobre o uso da Tribuna de representantes está prevista no artigo 142, inciso II do Regimento Interno da Câmara Municipal de Esteio. Para solicitar o uso do espaço, os interessados podem acessar o site da Câmara Municipal de Esteio e clicar no banner da Tribuna Livre.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio