Estudantes vão atuar no combate à dengue
15/12/2022 - Durante a sessão ordinária de terça-feira (13), o projeto de lei 265/2022, assinado pelo Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade. Baseado no anteprojeto 43/2022 do vereador Sandro Severo (PSB), apresentado em 3 de novembro, o documento cria o programa de Agentes Voluntários Mirins de Combate à Dengue. A nova norma legal permite que estudantes do ensino médio e fundamental atuem na orientação à comunidade sobre as medidas de prevenção à doença.
Entre os objetivos do programa estão a conscientização da comunidade escolar sobre a prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e orientá-la sobre os sintomas da dengue. O projeto também visa sugerir ações para reduzir a incidência da doença e favorecer a discussão sobre problemas ligados à saúde em Esteio.
As escolas que escolherem participar do programa, deverão estabelecer critérios para selecionar os alunos que poderão participar das atividades, bem como qual professor os acompanhará. Já os agentes mirins também poderão desenvolver ações integradas ao bairro em que residem.
Durante a votação do projeto, o vereador Sandro utilizou a tribuna para falar sobre a proposta. Na ocasião, ressaltou a importância de aprovar a medida no momento, uma vez que a maior parte dos casos de dengue seria registrada, de acordo com o parlamentar, entre as últimas semanas de fevereiro e o fim de abril. Também ressaltou a importância de medidas para prevenir a disseminação da dengue. “Em 2021, nós tivemos 15 mil casos confirmados no Estado e em 2022 foram 65 mil, aqui em Esteio foram 117 casos confirmados”, afirmou. “A maior defesa que temos é a prevenção, é deixar potes e pneus sem água acumulada no pátio e ninguém melhor que nossas crianças para fiscalizar”.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio