Data comemorativa combaterá desigualdade social
20/10/2021 – Com o objetivo de apresentar ações voltadas a redução da desigualdade social, o incentivo a aptidões culturais, empreendedoras, esportivas e sociais das populações residentes em áreas de vulnerabilidade social, o vereador Fernando Luz (PTB) propôs a criação, no âmbito do município de Esteio, do dia da Favela, Subúrbio e Periferia. A data de reflexão sugerida pelo vereador é o dia 04 de novembro, que é já é marcado como, segundo informações da CUFA (Central Única das Favelas), o dia internacional das favelas, pois, foi nessa data, em 1900, que o termo foi utilizado, pela primeira vez, em um documento oficial.
Na justificativa do anteprojeto de lei 74/2021, o parlamentar argumenta que a criação do Dia da Favela não pode ser interpretada como glamourização da pobreza. “Pelo contrário, é uma data para a reflexão, proposição de políticas públicas e ações voltadas para a potencialização das aptidões culturais, empreendedoras, esportivas e sociais dessa população”, afirmou Fernando.
O anteprojeto de lei foi aprovado por unanimidade e agora segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: Fernando Luz acompanha sessão descentralizada.