Esteio poderá aderir à campanha Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa poderá fazer parte do calendário oficial de eventos de Esteio. A proposta é da Procuradoria Especial da Mulher, integrada pelas vereadoras Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (PMDB). A sugestão, aprovada em plenário na noite de ontem (26) via anteprojeto de lei, tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo uterino.
De acordo com o pedido, prédios e espaços públicos com grande fluxo de pessoas deveriam receber um laço e iluminação na cor rosa, como símbolo da campanha, nos mês de outubro de cada ano. Além disso, durante o período, deveriam ser divulgados, por meio do Executivo, os direitos assegurados pela Lei Federal n° 11.664/2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção e o tratamento das doenças, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Entre as atividades, poderiam ser realizadas palestras, debates, passeatas e outras ações de orientação.
Para as vereadoras, a iniciativa tem a finalidade de promover o debate e a prevenção das doenças, por uma questão de saúde pública. O anteprojeto deverá seguir para a prefeitura nos próximos dias. Para entrar em vigor, o Executivo deverá retornar a matéria para a Câmara na forma de projeto de lei para avaliação no plenário. Caso seja aprovada, a proposta é sancionada pelo prefeito e passa a entrar em execução.
Desde 2015 a Câmara de Vereadores vem fazendo a divulgação da campanha, por iniciativa do vereador licenciado Marcelo Kohlrausch (PSB), quando o prédio do Legislativo fica totalmente iluminado na cor rosa durante todo o mês de outubro.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156