Em Esteio, escolas de educação infantil passam a contar com bibliotecas

07/06/2019 - A partir de agora, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei), passarão a contar com bibliotecas. A  cerimônia de entrega na primeira escola, num total de oito, ocorreu nesta manhã(7), na EMEI Irmã Sibila Ana Burin, com  a presença da comunidade escolar; do presidente da Câmara, Euclides Castro (PP), além dos vereadores Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo(PSB) e o prefeito, Leonardo Pascoal. Conforme o Executivo, as escolas que atendem crianças de zero a cinco anos receberão 400 livros de literatura infantil, bem como obras interativas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças. O custo total, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foi de R$ 64 mil.

Em seu discurso, Euclides Castro, que também é professor, parabenizou a iniciativa do Executivo e ressaltou que a leitura é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. "É de extrema importância e fundamental que a escola possibilite e incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares. Como é bom quando a gente trabalha nos anos finais com alunos que tiveram uma base com muita leitura. É muito importante esse investimento nos livros, assim como é importante o investimento nos playground. Com isso, vamos trazer mais desenvolvimento para essas crianças, tanto na parte motora quanto cognitivo", disse.

O prefeito e secretário municipal interino de Educação, Leonardo Pascoal, afirmou que todo recurso investido na educação é feito projetando o futuro do Município. “Quanto mais pudermos investir no desenvolvimento escolar das crianças da nossa cidade, mais contribuiremos para que o nosso futuro seja promissor. Não há outro caminho para o progresso e para o desenvolvimento, que através da educação. A compra desses livros é uma das tantas ações que estamos promovendo nessa área”, falou. Também aproveitou para destacar outras conquistas na área, como a aquisição de chromebooks para todas as escolas municipais de Educação Básica (EMEBs), que serão entregues em solenidade na próxima sexta-feira (14), às 14h, na EMEB Érico Veríssimo; a instituição do Programa Municipal de Qualificação Docente, que oferece incentivo financeiro para professores frequentarem cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, cujo edital será lançado em breve; e a finalização de um amplo projeto de reforma em todas as escolas da rede municipal. “Isso tudo nos proporciona condições de atender melhor as nossas escolas e, por consequência, atendendo melhor os nossos alunos”, afirmou. No final, Pascoal desejou que as EMEIs façam muito bom proveito das bibliotecas. “Que esses livros possam ser, de fato, ferramentas de ensino e aprendizagem para nossas crianças. Que sejam boas sementes, que frutificarão nas EMEISs e nas nossas comunidades, contribuindo para o futuro do nosso Município”, afirmou.

IMG_0061.JPGIMG_0004.JPGIMG_0056.JPG

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS