Eliézer Machado propõe ensino de educação financeira

Anteprojeto busca preparar jovens para a gestão consciente de recursos e incentivar o empreendedorismo desde a educação básica

02/04/2025 - O vereador Eliézer Machado (PL) apresentou à Câmara de Esteio, durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), o anteprojeto 44/2025, que propõe a inclusão da Educação Fiscal, Financeira e Empreendedorismo no currículo das escolas municipais. A iniciativa visa fornecer aos estudantes ferramentas para uma gestão financeira consciente, estimulando o planejamento econômico, o consumo responsável e o empreendedorismo.

A proposta prevê que o tema seja abordado de forma interdisciplinar, integrando-se a diversas áreas do conhecimento. Entre os principais objetivos da medida estão o desenvolvimento da capacidade de planejamento financeiro, a prevenção do endividamento, além da compreensão do sistema bancário e de crédito.

“O desconhecimento sobre finanças e economia pode levar a dificuldades econômicas e endividamento. Nossa intenção é capacitar os jovens para que façam escolhas financeiras responsáveis e possam empreender no futuro”, destacou Eliézer Machado.

Na justificativa do projeto, o vereador reforça que a inclusão da educação financeira e do empreendedorismo no ensino básico contribuirá para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios econômicos da vida adulta. Além disso, a proposta pode impulsionar o desenvolvimento local ao estimular uma cultura empreendedora entre os jovens.

Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio