Duplicidade na numeração de ruas será avaliada pelo Executivo
Dentro de no máximo 30 dias, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação(SMDUH) deverá apresentar um levantamento sobre a numeração em duplicidade de algumas ruas do município. A decisão foi anunciada hoje(13), durante reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Felipe Costella(PMDB), Ari da Center (PSB) e Leo Dahmer (PT), além da vereadora Rute Pereira (PMDB), com a arquiteta Luciana Sebeis, da SMDUH e representantes das redes de telefonia.
A situação das ruas, especialmente da rua Garibaldi, que além de desordenada, tem a numeração em dose dupla, vem causando transtorno aos moradores para a entrega de correspondências. A questão foi levantada pelo vereador Luiz Duarte (PT), que levou o problema à Comissão. "Deve ter uma forma de resolver o problema dos moradores e empresas. A mesma situação acontece com parte da avenida do Carnaval", relatou.
Sebeis falou que há uma lei - 2.414/1995 -, que trata da renumeração das ruas Garibaldi e Fernando Ferrari, mas que nunca foi cumprida. "Precisamos fazer um levantamento de campo para ver a situação pontual de cada rua, especialmente as citadas", explicou.
O presidente da Comissão, Felipe Costella disse que alteração do nome de rua, cogitada pelo vereador Ari Zanoni, além de duas numerações no mesmo endereço, podem causar transtorno aos moradores e ao Executivo em função do cadastro do IPTU. "Vamos ver que forma poderá ser resolvida a situação, sem gerar problemas para ninguém", alegou, observando que se for preciso, poderá ser revogada e atual lei e criada uma nova.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156