Delegado da DP de Canoas visita Comissão de Segurança
02/04/2019 - A Comissão de Segurança Pública, integrada pelos vereadores Mário Couto (PP), Ari da Center (PSB) e Márcio Alemão (PT), recebeu nesta tarde, (2), o delegado de Policia Regional de Canoas, Mario Souza. Na pauta do encontro, as demandas de Esteio, especialmente sobre a falta de efetivo e do plantão na DP da cidade, bem como questões relacionadas a instalação da Sala Lilás, destinada ao atendimento à mulher. Segundo o delegado, Esteio não possui tanta procura para justificar uma nova delegacia com plantão 24 horas. Para ele, os registros seguiriam de qualquer maneira para Canoas. "Como Esteio não comporta, as prisões em flagrante seguiriam sendo registradas na DP de canoas", alegou.
Soares, que veio conhecer a Câmara de Vereadores, destacou, ainda que é preciso "provocar" a delegacia em relação ao efetivo e a instalação de um segundo órgão. "Podemos unir forças para que a cidade conquiste suas demandas mais urgentes na área da segurança", falou.
Os vereadores ainda falaram na instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). "Poderia ser criada em conjunto com Sapucaia do Sul", disse o vereador Ari Zanoni. Sobre o assunto, Souza destacou que seria uma boa saída, mas que a ideia precisa ser bem avaliada.
Mário Souza ainda tratou sobre a Sala Lilás: "A medida deve ser estendida para todas as delegacias do estado. "É uma ação, em curto prazo, mas de extrema necessidade. "Será preciso mexer na estrutura do prédio e também o acerto com a Prefeitura ou Câmara, para a cedência de estagiário de ensino superior para realizar o primeiro atendimento às vítimas. também será preciso uma parceira para aquisição da tinta lilás", disse.
Participaram os vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes (PP), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB).
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156