Criação de cooperativa para app de transporte é aprovada

Aplicativo municipal de transporte pessoal, sugerido pelo vereador Leo Dahmer (PT) durante sessão desta semana, possibilitaria repasses maiores aos motoristas e seria gerido por cooperativa

23/03/2022 – Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (22), o vereador Leo Dahmer (PT) apresentou o anteprojeto de lei 8/2022, que autoriza o poder público a firmar uma parceria com cooperativa de motoristas, para que seja implementado um aplicativo de transporte pessoal que proporcione maior qualidade de trabalho e de repasses aos motoristas. O projeto é inspirado na Cooperativa de Transporte de Araraquara (Coomappa) que administra o Bibi Mob, plataforma que repassa 95% dos ganhos ao motorista.

Segundo o texto, a justificativa do projeto é de que com a alta do combustível outras plataformas têm se mantido insustentáveis para os trabalhadores. “A média de pagamento dos demais aplicativos gira em torno de 70%, tornando a relação de trabalho injusta aos brasileiros", afirma Leo. "A presente proposição tem por objetivo permitir que o Município de Esteio adote sistema semelhante como uma ação para enfrentar os problemas de transporte público que a cidade enfrenta atualmente, além da promoção de mecanismos mais justos socialmente”. 

O anteprojeto de lei agora segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores. 


Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio