Plano de saneamento é tema de reunião entre vereadores e Corsan
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Felipe Costella(MDB), Ari da Center (PSB) e Leo Dahmer (PT), reuniu-se na tarde de hoje (24) com o agente administrativo da Corsan , Rodolfo Fuchs, para tratar sobre o novo plano de saneamento da cidade, especialmente no Novo Esteio, onde aconteceu o projeto piloto da estatal.
Conforme o gerente, a tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto, prevista na Lei do Saneamento desde 2007, foi regulamentada e se tornou obrigatória. Os imóveis situados em rua onde haja rede de esgoto em operação, mas que não estejam conectados, passarão a pagar pela disponibilidade.
Os usuários do Novo Esteio que possuem viabilidade técnica começaram a ser notificados em 9 de abril. "Quanto mais cedo o usuário fizer a ligação, mais ele vai economizar. Após a notificação, aquele usuário que solicitar a vistoria até 30 dias, começará a pagar a tarifa de esgoto somente 180 dias após a ligação, além de ganhar 75% de desconto", disse. Fuchs ainda destacou que o usuário que fizer a solicitação até 60 dias da notificação, ganhará 90 dias de isenção e 50% de desconto. Com solicitação entre os 61 e 120 dias, ganhará 30 dias de isenção e somente 20% de desconto na ligação. Após 120 dias do aviso, o usuário não terá direito ao prazo e nem desconto. "O usuário que não fizer a solicitação, passará a ser cobrado automaticamente uma tarifa percentual à disponibilidade da rede de esgoto", disse.
O presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), aproveitou para solicitar que a Corsan faça atendimentos no bairro após os horários comerciais e que também divulgue aos moradores quando acontecerá este atendimento.
Por Laiani Santos - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156