Comunidade cobra ações de segurança para o bairro Três Marias
Moradores pediram a retomada do policiamento ostensivo e câmeras para o videomonitoramento
A morte do morador e proprietário de um bar na rua Vitor Matheus Teixeira, Wilson da Rocha Alves, 70 anos, durante uma tentativa de assalto ao seu estabelecimento, em setembro, foi o estopim para que a comunidade do bairro Três Marias, em Esteio, reivindicasse auxílio junto aos órgãos de segurança municipais, entre eles, a Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores. Para buscar uma solução em função da insegurança, os parlamentares Márcio Alemão (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Sandro Severo (PSB), reuniram-se em audiência pública na última segunda-feira, 2, na Igreja Santo Antônio Maria Claret, com a Brigada Militar de Esteio; a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e Polícia Civil, além do Conselho Tutelar. Entre os relatos dos moradores, estiveram situações de assalto a residências e furtos.
A reclamação dos moradores é que as rondas da Brigada Militar pouco atingem o bairro, que é um dos mais distantes da área central e se localiza na divisa com Sapucaia do Sul. A comunidade local também afirma que há uma grande dificuldade de registrar as ocorrências, tanto na Delegacia de Polícia, que funciona somente até às 18 horas, quanto na BM em função da distância.
Para o presidente da Comissão e proponente do encontro, Márcio Alemão, os constantes problemas com a insegurança e o pedido da comunidade levaram os vereadores ao bairro. "O Três Marias é um bairro distante e as rondas, tanto da Brigada Militar como da Guarda Municipal, não são suficientes para inibir a onda de assaltos. Além disso, conforme o vereador, a ERS-118 é uma das grandes responsáveis por ser rota de fuga.
De acordo com a Delegacia de Polícia, o registro do boletim de ocorrências é fundamental para que as polícias civil e militar tenham conhecimento e possam realizar a apuração dos fatos. Conforme o capitão do 34º BPM, Clóvis Medeiros Camargo, mesmo com as dificuldades é preciso fazer o relato, já que o policiamento ostensivo é planejado com base nos dados obtidos pelo boletim de ocorrência, bem como as ações para inibir novos casos. "Os números de delitos registrados no bairro são baixos. Em agosto, por exemplo, nenhuma ocorrência foi registrada", afirmou. De acordo com ele, as ocorrências podem ser registradas junto ao patrulhamento que faz a ronda no bairro, assunto que foi reforçado pelo vereador Márcio Alemão. O militar também colocou à disposição os telefones de emergência da Brigada: 190 e o convencional 3473-1414.
Já o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, falou sobre a reestruturação da pasta e assegurou a participação da guarda municipal nas rondas em toda cidade. Damasceno disse que o sistema de videomonitoramento, que está em processo de qualificação, deverá gerar melhor qualidade de imagens à brigada, mas que a medida ainda se encontra em licitação.