Comprovação de vida de aposentados é questionada por vereadores
07/07/2021 – Durante a sessão ordinária da última terça-feira (6), os parlamentares da bancada do PSB apresentaram documentos que pedem ao governo federal o fim da comprovação de vida presencial para aposentados e pensionistas. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade pelo plenário da Câmara de Esteio.
No requerimento para outros órgãos 367/2021, Marcelo Kohlrausch sugere ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o fim da prova de vida presencial com a expansão do projeto-piloto de biometria facial – iniciado pela autarquia em agosto de 2020, com o objetivo de tornar possível a identificação dos beneficiários com o uso do celular. Para ele, a medida protegeria a saúde pública. “Temos diversos exemplos de pessoas que vieram a óbito após comparecer ao procedimento em agências bancárias”, afirmou.
Já Sandro Severo, no requerimento para outros órgãos 371/2021, pede ao Ministério da Cidadania a suspenção imediata da comprovação de vida com a presença física de aposentados e pensionistas. O parlamentar propõe que os cartórios atuem de maneira integrada com os bancos. “Os tabelionatos de notas locais, que possuam os serviços de registro civil integrados, oficiem as instituições bancárias, no que tange aos óbitos ocorridos”, explicou.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: vereadores Marcelo Kohlrausch e Sandro Severo discursam durante reunião.