Comitiva de vereadores conhece sistema de proteção contra cheias de Canoas

A comitiva conheceu duas das sete casas de bombas da cidade vizinha

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

16/08/2023 - Uma comitiva de vereadores de Esteio, formada por Gilmar Rinaldi (PT), Luciano Battistello(MDB), Marcelo Kohlrausch(PSB) e Sandro Severo (PSB), visitou na última sexta- feira, (11) duas das sete  casas de bombas em Canoas. A ideia, proposta do vereador Sandro Severo, foi de conhecer as ações e medidas do município vizinho na contenção de enchente, especialmente para trocar experiências com outras cidades que sofrem com alagamentos. Para os vereadores, que foram recebidos pelo secretário de Obras, Guilherme Molin, e de Desenvolvimento Urbano, Francisco Nunes, Canoas é um exemplo a ser seguido. 

Na oportunidade, os vereadores conheceram as diversas estratégias de Canoas para combater as cheias. Conforme os secretários, para proteger a cidade, a Secretaria Municipal de Obras, executa a limpeza e dragagem sistemática dos canais, que conduzem as águas de chuva até às Casas de Bombas. “O trabalho é contínuo e requer ainda outros investimentos, como reparos e melhorias em equipamentos que formam o Sistema de Proteção a Cheias. “Este sistema é  composto por canais de macrodrenagem, através dos quais a água da chuva é escoada. Sete Casas de Bombas, protegidas por diques, fazem parte desse sistema. Em dias de muita chuva, para evitar alagamentos, a água é puxada pela força das bombas para o lado externo dos diques, acabando com o acúmulo de água em pontos da cidade. Ele ainda falou sobre o esgoto misto que se forma nas valas propicia o desenvolvimento de aguapés e gera um lodo que vai para o fundo dos canais.

Conforme os vereadores, a Câmara vai seguir em busca de soluções para que a comunidade de Esteio não sofra mais com as cheias como a última ocorrida em junho deste ano. “Vamos entrar em todas as frentes, incluindo recursos no orçamento municipal para resolver este grande problema que assola nossa comunidade”, destacaram.