Comissões: Novo Plano Municipal de Educação segue para votação em Plenário
Comissões deram parecer favorável a prjeto de novo PME e votação em plenário acontece na sessão de hoje, dia 16
Em reunião conjunta hoje(16), à tarde, das comissões de Constituição, Justiça e Redação e a de Educação, Cultura e Desporto, presididas respectivamente pelas vereadoras Michele Pereira (PT) e Beatriz Lopes (PT), foi aprovado para deliberação em plenário o Plano Municipal de Educação (PME). O projeto, com vigência de 10 anos e que precisa ser sancionado pelo prefeito até o dia 24, tem como objetivo cumprir disposição do Plano Nacional de Educação e estabelece 17 metas para a educação em Esteio.
O PME é composto pelas já citadas metas, todas subdivididas em estratégias e contém ainda dez diretrizes, entre elas a "erradicação do analfabetismo", "valorização dos (as) profissionais de educação" e "promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental".
O projeto já vinha sendo discutido nos fóruns de educação e foi tema de Audiência Pública, no último dia 13. Na ocasião, os vereadores então presentes, Leonardo Pascoal (PP) e Beatriz Lopes, se comprometeram a aprovar o projeto da maneira que havia sido enviado à Câmara, após discussões com a comunidade. No caso de alguma entidade propor alguma alteração, uma emenda a respeito seria apresentada aos parlamentares.
Durante a Audiência, foi apontado pela diretora da Escola Padre Réus, Luciméia Gall Koning, a falta de inclusão clara do ensino da cultura e história africana e indígena. No entanto, os vereadores entenderam que o PME já contemplava o tema, na estratégia 7.21. "Nós combinamos que eles iriam encaminhar a emenda até segunda-feira para a comissão, mas não chegou", disse Beatriz, presidente da Comissão de Educação. Ela ressaltou, ainda, que o assunto pode vir a ser discutido nos fóruns de educação, definindo uma nova estratégia sobre o tema.
Já Michele, afirmou confirmou a aprovação do PME pela Comissão de Justiça, com poucas alterações. "A gente fez algumas correções ortográficas.Foi dado o parecer pela tramitação do projeto", disse a presidente.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156