Comissão debate sobre mudança na Escola Vitorina Fabre

Instituição, localizada na Rua Salgado Filho, deixa de ser de educação básica e passa a ser de educação infantil

05/02/2025 - Na tarde desta terça-feira (4), durante a reunião semanal da Comissão de Educação, Cultura, Menor e Desporto, os vereadores Leo Dahmer (PT), presidente da comissão, Dr. Cláudio Luciano Dusik (MDB), secretário, e Eliézer Machado (PL) receberam pais de alunos que frequentavam a escola e foram impactados pela mudança educacional. O objetivo foi ouvir as demandas e necessidades das famílias para viabilizar a realização de uma audiência pública junto à Secretaria de Educação.

A formatura dos alunos do nono ano e o atendimento à crianças com o Transtorno do Espectro Autista foram alguns dos principais pontos levantados durante a comissão. O assunto ainda se estendeu durante a sessão ordinária, com a participação dos demais parlamentares da Casa.

Para o vereador e presidente da Câmara, Fernando Luz (PP), "podemos analisar o mérito da mudança com base nos números, que mostram uma queda no número de alunos ano após ano, enquanto Esteio, hoje, enfrenta uma demanda reprimida na Educação Infantil. Mas também precisamos considerar as famílias que terão sua rotina alterada. Nossa preocupação agora é garantir que essa transição ocorra da melhor forma possível, sem prejudicar ninguém", explicou o parlamentar.

"Existem duas questões fundamentais que precisamos discutir: a falta de planejamento e a falta de diálogo. Não se faz educação sem esses dois. Hoje, ouvimos o relato de pais e mães que estão enfrentando dificuldades com seus filhos devido à forma como essa mudança foi comunicada, há poucas semanas do início do ano letivo", afirmou o vereador Leo.

A ideia é que na próxima semana seja marcada uma audiência pública com a secretária de Educação, Rosemary Kennedy, para debater o tema com maior profundidade.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio