Comissão de Urbanização: Rua Dalva de Oliveira é tema de reunião

 

Mesmo não sendo pavimentada, logradouro localizado no Parque Primavera tem intenso fluxo de veículos e faz parte de percurso de linha de lotação.

 

A regularização e pavimentação da rua Dalva de Oliveira foi pauta de reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, realizada na tarde de terça-feira (15). Estavam presentes Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), membros da comissão, além do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch. Um grupo de moradores do local também participou dos trabalhos, além do presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) e da vereadora Rute Pereira (MDB).

Da esquina com a Oreste Pianta até a Estrada do Boqueirão, a via não tem pavimentação, mesmo estando próximo de duas escolas e um posto de saúde. O local também faz parte do trajeto da linha 7 de lotação e recebe um grande fluxo de veículos.

Conforme explanado durante a reunião, o trecho está subdividido em três, cada um dele em uma situação diferente. O primeiro é uma área particular, pertencente a uma imobiliária. “O proprietário quer doar o terreno”, ressaltou Kohlrausch.

Conforme disse o secretário, esta área deve ser doada até o fim do ano, após a realização de todos os trâmites administrativos necessários, que envolvem ainda o cartório de imóveis. 

O segundo segmento é área da Prefeitura, trata-se da parte onde a maior parte dos moradores vivem. O terceiro também é área pública, mas já está incluso em obras de urbanização a serem financiadas com recursos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Porém, para os trabalhos começarem, existe um entrave: algumas casas devem ser removidas nas proximidades, cujos moradores devem ser transferidos para empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

O vereador Dahmer, que excepcionalmente presidiu os trabalhos da comissão, afirmou que a situação do trecho a ser urbanizado pelas obras do PAC 2 e daquele pertencente a área privada terão seu desenrolar acompanhado pelos parlamentares. Enquanto a solução definitiva ao problema é encaminhada, ações paliativas devem ser discutidas já na próxima semana, em nova reunião. Serão convidados os representantes da Secretária de Obras, da Corsan e, novamente, da Secretaria de Urbanização.  

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986

 

registrado em: ,