Comissão de Segurança se reúne com delegado
Ações necessárias para melhor atendimento e plantão 24hs foram assuntos tratados durante a reunião.
As demandas da Polícia para possibilitar um melhor atendimento à população esteiense e a possibilidade do retorno do registro de ocorrências por 24 horas. Estas foram as pautas da reunião realizada com o delegado André Luís de Castro Sperotto pela Comissão de Segurança, presidida por Márcio Alemão (PT) e composta por Mário Couto (PDT) e Ari Zanoni (PSB). O encontro aconteceu na tarde de terça-feira (20), na delegacia de Esteio.
Segundo Sperotto, a decisão de deixar de realizar o registro de ocorrências durante a noite teve a intenção de priorizar o trabalho envolvendo investigações, devido ao efetivo reduzido de agentes. Também afirmou que o número de ocorrências registradas no período noturno era baixo. Para efeito de comparação, segundo o policial, uma média de 40 registros eram feitos por dia, antes do fim do plantão. Já com o horário de expediente atual, das 8hs às 18hs, esse número passou para 30.
Além disso, ocorrências que envolviam criminosos pegos em flagrante, não podiam ser registrados em Esteio e já costumavam a ser registrados em Canoas.
Em posse das informações recebidas do delegado, a Comissão de Segurança deve marcar uma reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública, no próximo mês. Uma das demandas a ser levada ao governo estadual será a possibilidade do aumento do efetivo da Polícia em Esteio.
Por Gustavo Santos