Comissão de Saúde recebe Relatório de Gestão de Recursos do SUS

Documento com dados financeiros da área de saúde foi entregue aos vereadores, durante reunião com representantes do Poder Executivo.

01/07/2020 – Durante a tarde de terça-feira (30), a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência, presidida por Sandro Severo (PSB) e com a presença do membro Leo Dahmer (PT), recebeu o Relatório de Gestão de Recursos do SUS, relativo ao primeiro quadrimestre de 2020. A audiência pública foi realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e também teve a participação dos vereadores Assis Brasil (PT), Euclides Castro (PP) e Fernanda Fernandes (PP), além da secretária municipal de Saúde, Ana Boll e a administradora Angélica Pacheco.

Segundo os dados apresentados no documento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram 32.812 atendimentos médicos entre janeiro e abril de 2020.  No mesmo período, foram feitos 54.740 serviços de enfermagem e 26.844 consultas e procedimentos odontológicos e de técnicos em saúde bucal. Ainda nos quatro primeiros meses do ano, 3.649 acompanhamentos de pré-natal e práticas integrativas complementares foram efetuados.

Com relação à execução de receitas e despesas, no último dia de abril o saldo era de R$ 6.198.618,21. R$ 23.296,76 vieram dos cofres municipais, R$ 1.336.364,64 são provenientes de recursos estaduais e R$ 4.838.956,81 são oriundos de recursos federais.

Os números foram impactados pela pandemia do novo coronavírus, que afeta Esteio desde meados de março. Segundo a secretária Ana, para enfrentar a crise sanitária, o Município recebeu R$ 1.300.000,00 do governo federal e 44% dos recursos da Prefeitura estão sendo utilizados na saúde. “É um investimento potente e necessário para que a gente dê as respostas mais adequadas e possíveis nesse momento”, ressaltou.

Ela também reiterou que a oferta de atendimentos não urgentes começou a ser reduzida para o sistema se adequar à nova situação, logo após a cidade começar a sentir os efeitos da epidemia mundial. Segundo a secretária, já a partir do final de março, algumas providências foram tomadas nos atendimentos, para evitar situações como as aglomerações nas salas de espera das UBSs. Medidas de higienização também foram executadas e capacitações foram oferecidas aos trabalhadores da área. Ana também afirmou que a compra de máscaras e luvas mais que dobraram no período.

Encontro foi transmitido ao vivo

As audiências públicas de apresentação do Relatório de Gestão de Saúde são previstas pela Lei Orgânica e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Normalmente, são abertas ao público, mas devido às medidas de distanciamento praticadas em combate à covid-19, a reunião de terça-feira (30) foi realizada sem a presença da comunidade. Ainda assim, os cidadãos puderam acompanhar os trabalhos, ao vivo, pelo canal do YouTube da Câmara. O vídeo continua à disposição da população aqui.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio