Comissão de Educação propõe alterações em avaliação de desempenho no magistério

Proposição busca atender solicitações da categoria para a melhoria de critérios para o próximo ano.

13/12/2019 - O vereador Sandro Severo (PSB), em nome da Comissão de Educação, Cultura, Menor e Desporto, da qual é presidente, apresentou na sessão plenária da ultima terça-feira (10) requerimento administrativo propondo ao Executivo municipal alterações para as próximas avaliações de licença por desempenho concedida a membros do magistério. A proposta, conforme salientou o parlamentar, se construiu em resposta aos pedidos do Sindicato dos Municipários de Esteio (Sisme) e professores da rede municipal de ensino.

Entre as mudanças sugeridas no documento, estão o aumento da porcentagem  de professores a serem contemplados e a exclusão do critério de porcentagem de frequência dos alunos. Além disso, a matéria sugere que não seja concedido o benefício a servidores do setor administrativo da Secretaria Municipal de Educação, que já recebam gratificação por exercício de função, ou que ocupem cargo em comissão. O texto também prevê o aumento na tolerância de faltas para professores que tenham filhos com deficiência.

Durante a sessão, a presidente do Sisme, Graziela Oliveira Neto da Rosa, falou na tribuna reforçando o desacordo dos profissionais de educação sobre as exigências adotadas para o processo deste ano.

Em seu pronunciamento, Severo salientou que a intenção é contribuir com a elaboração das melhorias necessárias: “Que possamos amplificar, qualificar e melhorar o processo de avaliação, prezando o bem estar do aluno e também da comunidade pedagógica de nossas escolas”, disse.

Além do vereador já citado, o ofício foi subscrito pelos vereadores Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (MDB) que também integram a comissão, e pelo presidente da Casa, vereador Euclides Castro (PP).

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio