Comissão de Educação ouve demandas de comunidade sobre ensino infantil

 

Professores e pais de alunos vieram tratar da oferta de ensino em tempo integral de educação infantil em escolas especializadas

 

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reuniu, na tarde de terça-feira, dia 11, com pais e professores da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol e da escola comunitária “Novo Lar Sestilia Anna Toniolo”, que atendem alunos de até cinco anos. Durante encontro, os vereadores  integrantes da comissão, Beatriz Lopes (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Rafael Figleiro (PTB), ouviram questionamentos dos representantes das duas instituições educacionais, sobre fim de ensino de tempo integral nas duas escolas especializadas em educação infantil.

Foi relatado durante encontro que, por determinação da Secretaria Municipal de Educação, as escolas vão passar a oferecer ensino apenas um turno (ou manhã, ou tarde). Como consequência, alunos teriam que ser transferidos para escolas particulares conveniadas, ou para os Centros Municipais de Educação Básica (Cmeb’s)

Os representantes entendem que os Cmeb’s não têm estrutura adequada para atender as crianças de até cinco anos. Além disso, alguns pais ou responsáveis precisam do ensino em tempo integral, para seguir a vida profissional.

A promotora de vendas, Aline Knenz, mãe de uma aluna do Novo Lar Sestilia Anna Toniolo e uma das presentes à reunião, relatou que viaja a trabalho todos os dias e, no final do expediente busca a filha na escola. No entanto, com a instituição funcionando apenas em meio período, Aline não vai mais poder se organizar dessa maneira. “Eu não sei. Estou há quase dez anos nessa empresa, e não sei o que vou fazer”, afirmou.

A presidente da Comissão de Educação, vereadora Beatriz Lopes, em acordo com os outros membros e após ouvir as demandas dos representantes das duas escolas, se comprometeu a realizar audiência pública sobre o assunto, em data ainda a ser definida, Além disso, a comissão vai cobrar que seja marcada data de reunião do Fórum Permanente de Educação, instituição criada pelo novo Plano Municipal de Educação.

Beatriz também reafirmou aos presentes a função de fiscalizar a oferta satisfatória de educação pública, que os vereadores possuem. “A Comissão tem essa responsabilidade de acompanhar o Plano Municipal e também cobrar da Secretaria as estratégias para que a gente possa ouvir a comunidade e que possa atender, da melhor maneira, a educação infantil”, disse.

 

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156