Com verba da economia do Legislativo, guarda Municipal recebe novas armas não letais
A Guarda Municipal de Esteio recebeu mais quatro armas não-letais Spark na manhã de hoje(23), das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Severo (PSB), e do prefeito Leonardo Pascoal, em cerimônia realizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com a presença dos vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes(PP) e Rute Pereira (PP). Os equipamentos, modelo Z 2.0, que custaram R$ 20 mil, foram adquiridos com recursos da economia realizada pelo Legislativo Municipal em 2017.
Sandro Severo destacou a integração dos setores de segurança na cidade pela efetividade dos serviços prestados pela Guarda Municipal e as policiais Civil e Militar. “O Executivo fez bom uso do repasse que fizemos. Sabemos da importância da Guarda Municipal, que vem evoluindo deste o início desta gestão, de forma mais efetiva e integrada. Se se perguntarmos o que a sociedade quer, em primeiro lugar, está a segurança. Ouvindo as vozes, o anseio da população, a Prefeitura está fazendo um trabalho que vai ao encontro daquilo que a sociedade merece”, disse.
O prefeito agradeceu o repasse dos recursos da Câmara e destacou a integração entre Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar. “Esse é um momento singelo, mas a gente deveria marcá-lo, pois representa mais um passo, mais um investimento na segurança pública de nosso Município. Isso vem na esteira de bons anúncios que teremos aqui na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana ao longo de 2018”, afirmou Pascoal. O prefeito informou que estão em licitação processos para a compra de armas de fogo para a Guarda Municipal e para a adequação da sede da SMSMU para que o armamento seja armazenado de forma adequada, como a implantação de um circuito fechado de TV. “Que essas armas sejam pouco utilizadas, mas, no momento de necessidade, nossos agentes, que foram capacitados, saberão como usar para das mais segurança para nossa população”, pediu.
A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Conforme informação do secretário de Segurança, Roberto Damasceno, em fevereiro de 2017, a Guarda Municipal já havia recebido quatro dispositivos Spark. Todos os agentes foram capacitados para a utilização dos equipamentos.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS
Fonte: PME