Cláudio Dusik vai palestrar no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência amanhã, 28



"Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades" será o tema da palestra do psicólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFGRS), Cláudio Dusik, que ocorrerá AMANHÃ, 28, às 19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores, encerrando a Semana da Pessoa com Deficiência. O "bate-papo" é um convite presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB). Segundo Sandro Severo, esta é a primeira vez que Cláudio Dusik, que também é suplente de vereador pelo MDB,  palestra na Câmara de Vereadores.

A palestra vai abordar, através de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e aborda a superação de desafios. Aborda ainda o sucesso de práticas inclusivas e barreiras que precisam ser vencidas. O tema discorre sobre Educação em Direitos Humanos e em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento humano. "Objetiva ainda aperfeiçoar, formar, promover conhecimentos específicos e desenvolver competências para orientar, produzir e apoiar a utilização de tecnologia assistiva, visando a melhor autonomia nos afazeres e atos comuns da vida diária, alicerçadas na premissa da inclusão escolar, social e digital de sujeitos com necessidades educacionais especiais no cenário sociocultural contemporâneo", afirmou.

Sobre Dusik:

Cláudio Dusik, 41 anos, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido, agora possui o título de doutor, conquista alcançada em maio, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dusik, que já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual. É servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos,  o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

LesMerles disse:
05/06/2019 01h09
Cheapest Kamagra Uk [url=http://tadalaf20mg.com]cialis for sale[/url] Dog Uti Cephalexin
Comentários foram desativados.