Câmara sedia formatura do Proerd 2016
Emoção. Este foi o sentimento da aluna da 5ª Escola Estadual Jardim Planalto, Diully da Cruz, durante a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), 2016, ao receber do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Celso Dalmás, uma bicicleta pela redação sobre o que aprendeu durante o curso, que envolveu mais de 600 estudantes das redes de ensino de Esteio, na manhã de hoje(1º de julho), na Câmara de Vereadores. Durante a solenidade, com a presença do presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB) e do vereador Leonardo Pascoal(PP), os professores e alunos receberam medalhas e certificados de participação. O programa em Esteio é dirigido pelo soldado Marco Antônio Rozado Machado, com apoio do comandante do 34º BMP, José Nilo Alves. O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre os envolvidos no programa.
Na oportunidade, o presidente Marcelo Kohlrausch parabenizou o 34º Batalhão de Policiamento Militar, através do Comandante José Nilo e do soldado Machado, enaltecendo os princípios do Proerd e a importância da responsabilidade e ética da instituição junto à sociedade. "As políticas públicas do bem devem permanecer. O Proerd é um exemplo de formação de cidadãos e tem o total apoio da Câmara de Vereadores" falou.
Já o vereador Pascoal reforçou que a Câmara é parceira da atividade e também frisou a relevância do projeto junto aos estudantes.
A formatura seguiu durante a tarde, quando a aluna da Vitorina Fabre, Laysa Lacerda Vargas, de 9 anos, recebeu a segunda bicicleta, patrocinada por uma empresa de gás. Participaram o prefeito, Gilmar Rinaldi, o presidente da Acise, Longuinho Musikant, entre outras autoridades.
Objetivos do Programa
O PROERD é baseado no Programa Americano chamado Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E). Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento. Esta estratégia concentra-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima , empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência, e alternativas ao uso de drogas e outros comportamentos destrutivos. O desenvolvimento do conteúdo do PROERD pode ser incorporado de forma interdisciplinar no currículo escolar dentro das disciplinas relativas a saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outras. O professor deve manter um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Fotos: Marco Prass - estágio em Jornalismo; Terezinha Bobsin e Gustavo Santos