Câmara repudia declarações de deputado Arthur do Val

Moção de Fernanda Fernandes (PP) e assinada por todos os demais vereadores esteienses, condena comentários depreciativos do deputado estadual por São Paulo dirigidos às mulheres ucranianas

09/03/2022 - Durante a sessão ordinária de terça-feira (8), a vereadora Fernanda Fernandes (PP) apresentou a moção 31/2022, de repúdio ao deputado estadual Arthur do Val (sem partido-SP), conhecido como Mamãe Falei. Em viagem à Ucrânia, o parlamentar enviou uma sequência de áudios para amigos em que faz declarações em relação a mulheres locais como "são fáceis porque elas são pobres".

Nas gravações, Arthur ainda faz uma série de comentários sobre a aparência das refugiadas do país europeu e afirma ter interesse em retornar "assim que essa guerra passar". Invadida pela Rússia, a Ucrânia enfrenta sérias dificuldades e o motivo da viagem do deputado seria de "atuar para auxiliar a população do país". 

Arthur retirou sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo no sábado (5) e pediu desfiliação do Podemos, que atendeu a solicitação na tarde de terça-feira (8). Até a manhã de quarta-feira (9), a Assembleia Legislativa paulista recebeu 21 pedidos de cassação do parlamentar, que foram unificados pelo Conselho de Ética da instituição. 


Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio