Câmara realizará Setembro Amarelo
25/09/2019 - O Legislativo esteiense vai realizar campanha de prevenção ao suicídio durante um mês, todos os anos. É o que determina o projeto de resolução 13/2019 que cria o Setembro Amarelo no âmbito da Câmara Municipal. A proposição foi aprovada por unanimidade durante a sessão semanal realizada na noite de terça-feira (24).
Segundo o determinado pelo texto avalizado pelos parlamentares, a ação vai incluir a realização de eventos com o intuito de conscientizar a população. Também estão incluídas a iluminação do prédio da Casa de Leis na cor que dá nome à data e a afixação de cartaz na entrada do edifício.
Os proponentes, Euclides Castro (PP) e Mário Couto (PDT) lembram que o ato de autodestruição é complexo e, frequentemente, causado por um problema psicológico como a depressão e a esquizofrenia. Ademais, trata-se de um mal silencioso, pouco divulgado e que atinge milhares de pessoas. “804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, taxa de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Não existe, no entanto, ampla divulgação de políticas voltadas à prevenção desta prática”, afirmam.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio