Câmara, Prefeitura e Secretaria de Saúde definem ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus

Prefeito e secretária comunicaram medidas tomadas em Esteio para combate à pandemia. Vereadores também definiram ações na Câmara.

17/03/2020 - Na tarde desta terça-feira (17), os vereadores se reuniram, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com o prefeito Leonardo Pascoal e a secretária municipal de Saúde, Ana Boll. Na oportunidade, foram tratadas as ações adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo em relação ao cenário da pandemia do novo coronavírus (covid 19).

Na ocasião, Pascoal falou dos protocolos que vêm sendo realizados para a prevenção e o enfrentamento à doença e das perspectivas para os próximos dias e semanas no âmbito de Estado e Município. O gestor anunciou que foi instituído ontem, por meio do Decreto Municipal n° 6.535, um comitê de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção e de enfrentamento ao vírus na cidade.

Entre as medidas inicialmente adotadas estão: suspensão das aulas de toda a rede municipal de ensino do dia 19 de março até o dia 3 de abril; suspensão de todas as viagens de agentes políticos, servidores e funcionários à serviço da administração; suspensão das atividades do centro do idoso;  suspensão dos eventos culturais, esportivos e de outras naturezas que resultem em aglomerações de pessoas no município, organizados pela administração ou realizados em espaços públicos;  restrição das visitas hospitalares; autorização da abertura das janelas nos veículos de transporte coletivo municipal (ficando dispensado o sistema de refrigeração por ar condicionado), bem como processo de higienização ao término de cada itinerário de tais veículos; aquisição de itens de higiene necessários  para o atendimento ao público, especialmente aos profissionais da área da saúde, como máscaras e álcool em gel. Além disto, três leitos de isolamento e com ventilação mecânica foram preparados para atender possíveis casos da doença. O prefeito frisou que a qualquer momento outras medidas podem ser adotadas, e serão anunciadas de acordo com a evolução do quadro do vírus na região.

Já a secretária, Ana Boll, passou orientações sobre os sintomas, e o processo de análise e de diagnostico realizado pela secretaria, salientando que diariamente é divulgado um boletim sobre a situação do coronavírus no município. Até o momento Esteio tem dois casos suspeitos e nenhum confirmado. No Rio Grande do Sul  foram confirmados 11 casos.

Durante a reunião, a Mesa Diretora do Legislativo colocou em votação uma resolução que estabelece rotina especial de funcionamento em dias específicos para os servidores da Casa, em detrimento do coronavírus. O documento, aprovado por todos os parlamentares presentes, determina a suspensão do acesso do público externo às sessões da Câmara de Esteio. Além disto, os vereadores decidiram que as comissões permanentes vão se reunir em conjunto, às 15h das terças-feiras, também sem acesso do público. De segunda a sexta, o Legislativo terá expediente interno, sendo possível a entrada apenas de parlamentares, assessores, funcionários concursados da Casa, trabalhadores terceirizados e estagiários.
Outra medida visando a redução do número de agentes públicos dentro do prédio, é que os servidores poderão trabalhar em regime home-office, mediante regime de escala de comparecimento pessoal. Todas as medidas têm por objetivo reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus.

Participaram desta reunião o presidente da Câmara, Mario Couto (PDT), e os vereadores: Euclides Castro (PP), Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer(PT), Marcelo Kohlrausch (PSB), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB).

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

registrado em: , ,