Câmara pede manutenção de recursos de hospitais a vice-governador
10/09/2021 - Na sessão ordinária da Câmara, realizada na última quinta-feira (9), a Câmara de Esteio aprovou, por unanimidade, o requerimento para outros órgãos 533/2021. Elaborado por Gilmar Rinaldi (PT) e com a coautoria de todos os demais vereadores, o documento pede ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB) que apoie a manutenção dos repasses aos hospitais públicos da região metropolitana de Porto Alegre.
A iniciativa é decorrente do lançamento pelo governo do Estado do programa Assistir, que deve, até janeiro de 2022, modificar a distribuição de recursos às instituições de saúde para aumentar a receita de hospitais do interior e filantrópicos. No entanto, segundo levantamento da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), a medida deve gerar uma perda de R$ 167 milhões para a área metropolitana.
No documento aprovado pelo plenário, Gilmar e os demais parlamentares afirmam que os hospitais de Esteio e demais Municípios da área de influência de Porto Alegre são referência para mais de 150 cidades em áreas como a cardiologia e a oncologia. Além disso, houve uma ampliação de leitos durante a pandemia do novo coronavírus nas instituições de saúde da região, o que aumenta os custos de manutenção.
Na opinião dos vereadores, uma solução alternativa deveria ser encontrada para melhorar as finanças dos hospitais do interior, sem prejudicar a região metropolitana. “Propomos a utilização dos recursos do superávit do Estado, que se aproxima dos R$ 3 bilhões”, afirmam. “Outra opção, que não anula a primeira, seria a reunião da bancada gaúcha no Congresso Nacional, de modo a apresentar emenda coletiva junto ao Ministério da Saúde, como já foi realizado em outras ocasiões”.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#pracegover: foto do vereador Gilmar Rinaldi discursando durante sessão.