Câmara institui Dia de Conscientização da Síndrome de Edwards

Nova data comemorativa vai ser celebrada todos os anos, em março. Objetivo é tornar possível o debate público sobre a condição.

13/03/2020 - A Câmara de Esteio aprovou na terça-feira (10), com oito votos favoráveis e uma abstenção, o projeto de lei 8/2020, de autoria de Euclides Castro (PP) e Fernanda Fernandes (PP).  A proposição institui o Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Edwards, que será realizado em 6 de maio, todos os anos. Na data comemorativa, a Prefeitura poderá realizar palestras, debates, aulas e seminários sobre a enfermidade

A Síndrome de Edwards é uma moléstia genética que afeta a estrutura do cromossomo 18, tendo como sintomas o baixo peso do bebê, no momento do nascimento, além do formato da cabeça menor e defeitos nos órgãos da criança, que podem levar à morte. Estima-se que apenas 5% dos fetos afetados com a doença nascem e a expectativa de vida de um portador da patologia é baixa, a maioria não chega a viver até a adolescência.  

Para os autores da proposição, a nova data vai tornar mais conhecido do público o problema. “A proposta tem como intuito colaborar para esclarecer sobre a referida síndrome, na busca da promoção da visibilidade em um tema tão relevante de saúde pública”, declararam Euclides e Fernanda na justificativa do projeto.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Câmara institui Dia de Conscientização da Síndrome de Edwards 2.JPG