Câmara homenageia emancipadores com nome de praça
07/04/2021 - Durante a sessão de terça-feira (6), a Câmara de Esteio aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 106/2021. A proposição, assinada pelo Poder Executivo, dá o nome de Praça dos Emancipacionistas ao logradouro situado entre as ruas João Manoel Baladão, Hugo Guilherme Klein e a avenida Padre Antônio Vieira, na Vila Olímpica.
A medida é uma homenagem aos cidadãos que integraram a diretoria e todas as comissões e subcomissões do movimento emancipacionista de Esteio, responsável pela independência administrativa da cidade, consolidada em 28 de fevereiro de 1955. Segundo o texto aprovado pelos vereadores, na praça deverá constar o nome de todos os homenageados.
A história dos emancipacionistas
Esteio já tinha mais de 12 mil habitantes quando Pedro Lerbach e Julião Rodrigues de Moura se reuniram na casa do escrivão distrital Adão Ely Johann, em 22 de novembro de 1952. Na oportunidade, eles decidiram que, no dia 27 do mesmo mês, realizariam um novo encontro, no Clube do Comércio, para discutir a emancipação do então distrito leopoldense. Após a segunda reunião, foi deliberado que um grupo de cidadãos do lugar iria colher os documentos necessários para pleitear, na Assembleia Legislativa, a autonomia política do povoado. Foi criada a Comissão do Movimento Pró-Emancipação, cuja primeira diretoria era composta pelas seguintes pessoas:
Presidente: Julião Rodrigues de Moura
Secretário: Thomaz de Carvalho Osório
Tesoureiro: Pedro Lerbach
Membros: Alexandre Stoldoni, Almerindo C. da Silva, Lourenço Cesar da Silveira, Numerio Carvalho, Secundino Ayres e Walter de Freitas.
Quase oito meses depois, em 2 de julho de 1953, uma assembleia-geral do movimento foi realizada no Cine-Teatro Imperial. Na ocasião, foi escolhida a diretoria efetiva, com a composição elencada abaixo:
Presidente: Luiz Alécio Frainer
1º vice-presidente: Percival Lisboa
2º vice-presidente: Oséas Vieira da Cunha
3º vice-presidente: Julião Rodrigues de Moura
4º vice-presidente: Francisco Corrêa
Secretário-geral: Ivo Emilio Werlang
1º secretário: Vicente Tessadri
2º secretário: Paulo Lucena Borges
3º secretário: Julio Stroe
Tesoureiro-geral: Octávio da Silveira Borges
1º tesoureiro-geral: Linos Möller
2º tesoureiro-geral: Jorge de Souza Morais
3º tesoureiro-geral: Henrique Lemmermeier
Comissão de Finanças: Aguinaldo Figueiredo, Alberto Ortiz Filho, Alvício Nienow, Aparício dos Santos, Arlindo José Friederichs, Arthur Dossena, Benjamim Ramos Marques, Darci Zolin, Euclides Pimentel, Fernando Lambiase, Ferrúcio Pauluzzi, Heitor Pires, Hélio A. Sperb, Henrique Klein, João Antonio de Oliveira, Luiz Biazetto, Oscar Berg, Pedro Andrade, Percival Lisboa, Rubem Goldim, Salomão Chanin, Sebastião Pacheco e Secundino Ayres.
Comissão de Propaganda: Antonio Biazetto, Gildo Cauduro, Plínio Jacobus, Ruy Guimarães, Theo Pauluzzi e Theobaldo Schuller.
Oradores: Geraldo Penteado de Queiroz e Ilo José Albuquerque
Para saber mais da história de Esteio, da fundação do primeiro núcleo habitacional até a instalação do Município, clique no link abaixo:
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
Foto da praça: Google Street View
Foto dos emancipadores: reprodução do livro “Esteio: obra e progresso de um povo” – Diva Andrade e Lufre Araújo Gaya.
#pracegover: foto dos lideres emancipacionistas e imagem da praça que terá novo nome.