Câmara fica lilás pelo Dia de Conscientização da Síndrome de Edwards

Data é comemorada anualmente em Esteio e tem por objetivo informar a população sobre a moléstia.

06/05/2020 – Hoje (6), o Prédio Monsenhor Geraldo Penteado de Queiroz, onde está instalada a Câmara de Esteio, está excepcionalmente de cara nova. Esta noite, o edifício será iluminado na cor lilás, em referência ao Dia Municipal de Conscientização da Síndrome de Edwards.

A Síndrome de Edwards é uma moléstia genética que afeta a estrutura do cromossomo 18, tendo como sintomas o baixo peso do bebê, no momento do nascimento, além do formato da cabeça menor e defeitos nos órgãos da criança, que podem levar à morte. Estima-se que apenas 5% dos fetos atingidos pela doença nascem e a expectativa de vida de um portador da patologia é baixa, a maioria não chega a viver até a adolescência.  

A data comemorativa foi instituída pela lei municipal 7.432/2020, que é oriunda do projeto 8/2020, de autoria dos vereadores Euclides Castro (PP) e Fernanda Fernandes (PP), aprovado na Casa, na sessão ordinária de 10 de março. O Legislativo, sob a presidência de Mário Couto (MDB) está aderindo à campanha no primeiro ano em que é realizada na cidade.  

 

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio