Câmara empossa nova Mesa Diretora
30/12/2021 - A Câmara de Esteio realizou, na manhã de terça-feira (30), a solenidade de posse da Mesa Diretora, para o exercício de 2022. Na ocasião, foram empossados o novo presidente do Legislativo, Marcelo Kohlrausch (PSB), o vice, Derli Scienza (PP), além do primeiro e o segundo-secretário, Cristiano Coutinho (MDB) e Fernando Luz (PTB). Conforme determina o artigo 20, parágrafo único, do Regimento Interno, a investidura nos cargos terá efeitos a partir de sábado (1º).
A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a presença do deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL), do prefeito Leonardo Pascoal (PP), do vice-prefeito Jaime da Rosa (PSB), do ex-prefeito Vanderlan Vasconselos e da ex-vereadora Rute Pereira. Também estiveram presentes os suplentes Luana Salines (MDB), Vera Tita (PT) e Wellington Mascate (PL), o padre Laênio Francisco Custódio, pároco da Igreja Coração de Maria e o presidente da CDL-Esteio, José Renato Rocha Schmidt, além de representantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, de partidos políticos, servidores e demais convidados.
Em seu pronunciamento, Fernanda Fernandes (PP), que encerra o mandato de presidente, oficialmente, à 0h de 1º de janeiro, falou dos desafios enfrentados durante o ano, sobretudo em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Também afirmou ter deixado de lado diferenças políticas e priorizado o bem da população no desempenho do cargo. “A minha gestão foi marcada pelo diálogo, pois acredito que as proposições votadas aqui impactam a vida das pessoas”, ressaltou. “Tivemos diversos embates, votamos projetos difíceis, mas também tivemos uma união em prol da comunidade”.
Já Marcelo, que assume a liderança da Câmara pela segunda vez – já foi presidente em 2016 –, agradeceu o voto de todos os demais vereadores, que o elegeram presidente, na votação do dia 15, além dos eleitores, líderes comunitários e os servidores da Casa. Ele também defendeu uma busca contínua de proximidade com a sociedade, por parte do poder público. “A mesma sociedade, que nos legitimou a representá-la, por meio do voto popular, a mesma sociedade que ainda clama, no País inteiro, por mais ações, mais resolutividade, menos promessas, mais atitudes, menos ‘conversa’, mais transparência, mais coletividade”, declarou.
Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio