Câmara de Vereadores recebe Selo Ecológico

 

06/06/2019 - O presidente da Câmara de Vereadores, Euclides Castro (PP), recebeu na noite de ontem(5), na Sala de Sessões Luiz Alício Frainer, o Selo Ecológico, distinção para empresas, escolas, condomínios, estabelecimentos comerciais, indústrias e outras entidades que fazem a separação dos seus resíduos e os encaminham para a Coleta Seletiva.  Na cerimônia, que contou com a presença dos vereadores Felipe Costella(MDB), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB), o vereador Euclides Castro falou da importância do meio ambiente e a sustentabilidade. "É um tema cada vez mais atual, necessário e urgente no mundo. Parabenizo nosso município pela ação e tenho orgulho de dizer que, pessoalmente, participo da coleta seletiva. Tenho a preocupação como cidadão, professor e legislador. Tenho a honra de ser autor de uma lei municipal que instituiu a proibição da venda e comercialização dos canudos plásticos. Uma ação pequena, mas que deveria ter tomada. Não podemos nos esquecer que o planeta é a nossa casa",finalizou. 

Já o prefeito Leonardo Pascoal destacou o Selo Ecológico como homenagem àqueles que dão sua contribuição para a construção de uma sociedade com mais qualidade de vida. “Esta é uma noite importante, quando se reconhece aqueles que contribuem diretamente para a melhoria do meio ambiente do nosso município, para a preservação dos nossos recursos. A entrega do Selo Ecológico é um singelo gesto da Administração Municipal no intuito de agradecer ao empenho e dedicação de cada um dos senhores, das senhoras nesse processo de separação e destinação correta dos nossos resíduos”, afirmou. Pascoal seguiu seu discurso afirmando que o aumento da Coleta Seletiva traz ganhos em três esferas: “O primeiro e mais importante deles, sem dúvida, é o ganho ambiental, porque a gente consegue dar uma destinação mais adequada do que a deposição deste material num aterro sanitário. O segundo, é de ordem econômica; a Prefeitura deixa de gastar com a destinação deste resíduo lá no aterro sanitário. O terceiro ganho é social, porque, com essa matéria-prima, os recicladores conseguem fazer a segregação adequada e, posteriormente, a comercialização destes materiais, auferindo renda e, com isso, mantendo suas famílias”, exemplificou.
A 23ª Semana do Meio Ambiente segue até sábado (8), quando um plantio de mudas no Bairro Novo Esteio e no Parque Galvany Guedes marcará o encerramento da programação organizada pela SMMA e Comam, com o apoio de entidades parceiras: Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), InBetta, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre), grupos escoteiros Capitão Bressane e Anauê, Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos).

 


Lançamento do Calendário Ecológico

Durante a solenidade, foi feito o lançamento do concurso de fotos Calendário Ecológico. Entre 17 de junho e 30 de agosto, alunos das escolas municipais de Esteio poderão inscrever fotos que tenham como temática o meio ambiente. Serão selecionadas três trabalhos de cada categoria (Alunos da Educação Infantil, Alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, Alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e Alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos) para compor o Calendário Ecológico Permanente.

Cada escola participante poderá entregar, no máximo, 10 trabalhos, independente da categoria. As fotos precisarão ser enviadas pelo professor responsável, por memorando interno da Administração Municipal, para Daniela Tomaz. Os vencedores serão comunicados pela organização do concurso e serão convidados para a cerimônia de premiação que ocorrerá no dia 27 de novembro, às 15h, no Centro de Educação Ambiental – CEA (Avenida Porto Alegre. 505 - Jardim Planalto). Os autores das 12 fotos vencedoras receberão premiação, medalha e certificado. A escola da melhor foto das 12 premiadas receberá troféu.

 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,