Câmara de Vereadores abre exposição de telas com letras de músicas sobre feminicídio e estupro
Está aberta para visitação pública até sexta-feira, 13, na Câmara de Vereadores de Esteio, a mostra “Música: Uma Construção de Gênero”. A exposição é composta por fotos que denunciam músicas nacionais machistas com referências à violência doméstica, estupro e feminicídio. A atividade, uma solicitação do vereador Márcio Alemão (PT), ocorre no saguão da Câmara de Vereadores (rua 24 de Agosto, 535) e a entrada é gratuita.
Conforme o vereador, a exposição evidencia que misoginia, o feminicídio e a violência contra mulher estão muito presentes nas letras de músicas. "Esta condição está banalizada e deve ser combatida, frente à realidade que passam as mulheres. Por tratar-se de um tema, infelizmente, comum à sociedade, precisa servir de reflexão e debate", afirmou.
A mostra fotográfica, além dos funks aponta músicas com maior conteúdo machista e que objetifica a mulher. Canções tradicionais e de cantores brasileiros famosos também são abordadas.
Conforme a Secretária de Políticas para as Mulheres (Sepom) de São Leopoldo, Danusa Alahndra, a mostra pretende a conscientização, especialmente de compositores, de que a mulher é dona do seu destino e questiona o tipo de música que estão sendo produzidas em todo o mundo. A exposição foi aberta na noite de hoje(10), com a presença da secretária.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156