Câmara de Esteio sedia posse dos diretores das escolas estaduais da 27ª CRE
A Secretaria Estadual de Educação, por meio da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), realizou na manhã de hoje (27), a cerimônia oficial de posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais dos municípios de abrangência da coordenadoria, Canoas, Triunfo, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul. A solenidade, que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal de Esteio, contou presença da coordenadora da 27ª CRE, Leany Maria de Conti; do presidente do Legislativo, Sandro Severo (PSB),; do prefeito, Leonardo Pascoal e do vice-prefeito, Jaime da Rosa e deu posse aos 80 gestores para o novo mandato que é de três anos. Do total, 12 escolas são de Esteio, 20 de Sapucaia do Sul; 37 de Canoas; três de Nova Santa Rita e oito de Triunfo.
Na oportunidade, Sandro Severo, falou da importância do processo para ensino no estado. "O gestor é o ator principal do processo do ensino e de aprendizagem para que tenhamos uma educação de qualidade em nossas escolas. Venho de uma escola pública e meus filhos também estudam em escola pública. A Helena, minha filha mais nova, estuda na escola municipal Oswaldo Aranha. Precisamos dar o exemplo e acreditar na qualidade da educação pública. Para nós foi uma honra receber a solenidade neste parlamento", disse.
O prefeito Leonardo Pascoal enfatizou que os servidores possuem a possibilidade de transformar os locais onde trabalham e a realidade dos indivíduos. “Nós somos servidores públicos. Temos que ter essa clareza diária de que a nossa missão é de servir e servir bem as pessoas. Mas nós temos que entender que temos um diferencial, que é a capacidade de mudar a realidade e a vida das pessoas em uma escala razoável”, disse. Pascoal destacou, principalmente, o impacto nos estudantes da rede. “Professores têm a capacidade de mudar de forma positiva a vida de um contingente de alunos. O diretor passa a ter a capacidade de transformar um número ainda maior entre aqueles que passarão pelas suas instituições. Acho que justamente essa possibilidade de transformar de forma positiva a vida das pessoas deve servir como incentivo quando acordamos de manhã cedo”, afirmou
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156