Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB), abriu, na noite de ontem(20), a solenidade em homenagem à Semana da Consciência Negra, destacando a história dos líderes negros que deram suas vidas em prol do movimento, a exemplo de Zumbi dos Palmares.Também falou do respeito aos direitos civis da população negra e o combate ao racismo — enraizado até hoje na sociedade. Com o Plenário lotado e a presença de autoridades do Executivo e de representantes do movimento de Esteio, Sandro Severo, proponente da cerimônia, trouxe, em números, a desigualdade que acontece atualmente no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76% dos pobres têm a mesma cor: negra e, o índice de mortalidade entre as mulheres negras subiu para 22%. Severo, ainda citou o líder Nelson Mandela. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar", disse.
Durante a atividade, foram agraciados com uma honraria dos poderes Legislativo e Executivo, além do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Esteio (Compier) e as escolas municipais, 38 personalidades negras da cidade, que lutam pelas igualdades para a construção de uma sociedade justa e fraterna.
No encerramento da cerimônia, a secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, representando o prefeito, Leonardo Pascoal, falou sobre a importância do movimento negro e disse que a questão da discriminação está mais acentuada no país. “Sou arte-educadora, e foi através da arte que iniciou-se o processo de se falar sobre a cultura do povo negro e a valorização disso. Vivemos, numa sociedade conservadora e racista, e esse assunto foi trabalhado a vida inteira num pacto de mediocridade, onde as pessoas não se revelavam porque tinham medo do politicamente correto. Quem vai dar conta de mudar isso é a educação. Portanto, colegas educadores, caberá a nós fazer essa transformação e não dentro de correntes que se utilizam de pautas e movimentos sociais extremamente importantes para o desenvolvimento de nosso povo em prol e benefício de alguém”, salientou.
A solenidade, realizada há pelo menos, dez anos pelo Legislativo, teve a participação dos vereadores Euclides Castro (PP), Felipe Costella(MDB), Ari Zanoni (PSB), Luiz Duarte (PT), Márcio Alemão (PT), Mário couto (PDT) e Rute Pereira (MDB).
Confira os homenageados:
Alissa de Carvalho Cunha; Anderson Gomes; Andreia da Rosa Pereira Pacheco; Andreia Soares Marques; Andressa Nodário Oliveira; Camila de Jesus Moura; Castro Cecilia Andrade da Silva
Catarina Campos de Jesus; Cátia Roos; Cheyenne Martins; Cristiane Franco da Silva; Cristiano Moreira Pedroso; David Lucas; Denis Prado Santos; Enildo Severiano Correa Vargas; Graziela Oliveira Neto da Rosa; Irmã Patrícia Maria de Jesus; Ivanete Pereira dos Santos; Jéssica Machado da Silva;João Nazareno Barbosa da Silva; Jorge Felipe Cardoso de Almeida;Jorge Santana Oliveira; Josiane Dornelles Boaventura; Juçara Teresinha Figueira; Leonardo Mariano de Souza da Luz; Liliane Santos Teixeira; Luiz Felipe de Souza Alvarenga; Marcelo Pereira Soares; Márcia Helena Franco Soares; Maria de Fátima Barbosa Lins; Maria Izabel Teixeira; Maria Luiza Silva de Souza; Marli Figueiredo; Pedro Trindade da Silva; Rafaela Fagundes de Lima; Rosani dos Santos Damasceno; Sidnei Gilber Vaz Pinto; Wellygnton Alves Feijó Machado.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156