26/10/2016 - Câmara de Esteio homenageia professores e entrega Prêmio Paulo Freire
Para a vereadora proponente da atividade, Beatriz Lopes(PT), os professores enfrentam, a cada dia, os desafios de educar crianças e adolescentes. "Mesmo com as teorias que tentam explicar as dificuldades, é na sala de aula que o professor constrói o cidadão", discursou. A vereadora relembrou a retomada, neste mandato, da homenagem aos professores e solicitou aos vereadores da próxima legislatura, que assumem em 1º de janeiro de 2017, a continuidade da proposta de manutenção da solenidade, como forma de resgatar a importância do professor, parceiro de visão e experiência na construção do conhecimento, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem, deve ser fonte de motivação para o aluno.
Na oportunidade, a Câmara entregou, também, o Prêmio Paulo Freire/Destaque Esteio. Ao todo, foram agraciados 15 participantes de entidades governamentais e não governamentais. Os primeiros lugares de cada categoria receberam uma placa alusiva ao evento. Os vencedores da 5ª edição foram: “ECA e oração – é coração” – Colégio Coração de Maria e “Cuidando dos profissionais da Educação – Uma proposta de qualidade de vida, a partir da administração do estresse” – Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI). Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão avaliadora, integrada por professores renomados da Unisinos e Feevale.
O prêmio foi instituído através do Decreto Legislativo nº 382, pela ex-vereadora Daianny Costa e retomado pela vereadora Beatriz Lopes em 2013. A ideia é conceder premiação às entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em educação, cultura e educação social no município de Esteio. Em parceira entre Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Esporte e secretaria de Arte e Cultura, a atividade tem como objetivo disseminar avanços do conhecimento e da prática social nas áreas de educação, da cultura popular e da educação social e divulgar projetos que sirvam de referência para outras iniciativas.
Confira os demais classificados:
Entidades governamentais:
2° lugar- “O amor verdadeiro” – CMEB Vitorina Fabre
3° lugar- “Rede Formativa: (re)vitalização dos espaços das escolas de Educação Infantil do município de Esteio” – Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE)
Menção Honrosa para os seguintes projetos:
“Ações solidárias em Esteio”- CMEB Vitorina Fabre
“Sinalizando na Escola: o aprendizado das Libras em Escolas regulares na cidade de Esteio/RS” - Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI)
“Projeto Construindo um Novo Caminho” – Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS)
Por Terezinha bobsin - Reg prof MTb/RS 7156