Câmara de Esteio homenageia idosos em sessão solene

Atividade foi realizada ontem(3) no Plenário da Câmara Municipal e agraciou idosos que se destacaram em diversos segmentos da sociedade.

Por Comunicação Social - Assessora de Imprensa Terezinha Bobsin

04/10/2023 - A alegria dos idosos e familiares foi contagiante na noite de ontem(3), durante a solenidade realizada pela Câmara Municipal de Esteio em homenagem ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade - comemorado em 1º de outubro. Na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, foram agraciados, com certificados, idosos indicados pelos vereadores e bancadas, que se destacaram em diversos segmentos do município, entre elas, a ex-vereadora Rute Viegas Pereira, que ocupou uma vaga no Legislativo durante seis mandatos. A cerimônia foi comandada pelo presidente da Câmara, Cristiano Coutinho (MDB). "É uma honra conduzir esta solenidade que destaca pessoas que  fizeram a diferença na história deste município", disse.

O proponente da solenidade, o vice-presidente da Câmara, vereador Francisco Alves (PL), em sua fala, ressaltou  a importância das mudanças de atitudes para com os idosos; instituir reflexões acerca das necessidades e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, procurando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento neste século. Para o vereador é de vital importância ressaltar que o idoso tenha um papel importante em toda a sociedade. "Ter idosos ao nosso lado é uma grande oportunidade de aprender com quem tem tanto para compartilhar e ensinar.  Os idosos são o relato vivo de como o nosso mundo muda constantemente. Que satisfação poder sentar ao lado de um idoso para ouvir suas histórias e principalmente ter o relato sobre todas as mudanças e avanços que ele acompanhou. Saber sobre nosso passado faz com que tenhamos um futuro mais promissor. E nada melhor para conhecermos nestes eventos do que ouvir diretamente daqueles que fizeram parte desta história e foram protagonistas da mesma. Agradeço todos os momentos em que pude aprender muito com aqueles que ainda tem tanto para ensinar", afirmou.

Dia Nacional do Idoso

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Confira os homenageados indicados pelos vereadores: 

Vereador Cristiano Coutinho

RUDY OSCAR HEFLER

Vereador Jorge Elias

JOÃO ROSA DE LEMOS

Vereadora Fernanda Fernandes

ASCENDINO JOSÉ ALVES DA SILVA

Vereador Fernando Luz

ARACI MACHADO

Vereador Gilmar Rinaldi

CARMEN RAMOS

Vereador Leo Dahmer

ADÃO SOUZA GONÇALVES

Vereador Luciano Battistello

RUTE VIEGAS PEREIRA

Vereador Marcelo Kohlrausch

BELONY LOURENÇO DA LUZ

Vereador Sandro Severo

CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA

Vereador Francisco Alves

SELI MARIA MACIEL

PP - ODONE FEIJÓ

PT - ENILTO ALVES

PL CELSO ANTONIO DALMÁS

PSB SERGIO DREBES