Câmara de Esteio entrega plano para construção de bacia de contenção à Refap

Comitiva foi recebida pelo gerente-geral da Refap, Marcos Valente e equipe técnica ambiental

 Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

14/09/2023 - Em reunião realizada na tarde de ontem(13), com o gerente-geral da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Marcos Valente, e equipe técnica na área ambiental, em Canoas,  os vereadores de Esteio, Gilmar Rinaldi (PT), Fernanda Fernandes (PP), Fernando Luz(PP), Jorge Elias (PP), Francisco Alves (PL), Leo Dahmer(PT), Luciano Battistello(MDB), Marcelo Kohlrausch(PSB) e Sandro Severo (PSB), entregaram uma proposta  com plano de proteção contra cheias para a sub-bacia do Arroio Sapucaia. No documento,  que contém fotos aéreas das áreas inundadas, incluindo a sede esportiva da Refap, os vereadores sugerem a utilização de parte do espaço da estatal, para a construção de bacia de contenção, entre outras medidas para evitar novas enchentes. A medida se dá em função da passagem do Arroio  Guajuviras, que atravessa a área da refinaria,  é um dos principais afluentes que desagua no Arroio Sapucaia, em Esteio, represando as águas em uma região densamente habitada.  No plano, além da reservação de água no Arroio Guajuviras,  também há proposta pela construção de um túnel "línner" sobre as pontes do Arroio Sapucaia (na divisa de Esteio e Canoas), projeto para criação do parque urbano;  aprofundamento do arroio após a ponte, até o Rio dos Sinos, com licenciamento ambiental. Os recursos apontados na proposta para a execução das obras são do  governo federal, através do Ministério das Cidades.

De acordo com o vereador proponente, Gilmar Rinaldi, a área de interesse para a construção está localizada na divisa entre as cidades de Esteio, Cachoeirinha e Canoas. “Esta bacia  de amortecimento de água vai trazer benefícios diretos para mais de 500 mil habitantes das três cidades e é de suma importância para mitigar os riscos de enchentes na região, salvaguardando tanto a população local, como as instalações da refinaria”, destacou.

Conforme Valente, o plano – resultado do estudo do Instituto de Pesquisas Hidrológicas da Universidade Federal do RS -  deverá passar por análise técnica para  entender todo o processo, a exemplo do volume que a bacia necessitará, custo da obra, bem como a avaliação técnica e ambiental de desmatamento. “A Refap sempre foi parceira da comunidade e entende o problema enfrentado por todos os moradores. Inclusive a refinaria é afetada. O pedido será redirecionado pois requer um estudo técnico aprofundado”, ressaltou.

Outras medidas solicitadas pela comitiva referem-se à supressão dos eucaliptos nas margens do Arroio Esteio, cerca de 20 metros a partir da margem que fica ao lado de Canoas. "Existem exemplares que caso venham a tombar sobre o arroio podem represar o fluxo do referido canal, bem como oferecer risco de morte ou causar prejuízos patrimoniais aos moradores do lado de Esteio". Também esteve em pauta o investimento em eco barreira no Arroio Esteio instalando bombonas plásticas e redes para impedir que resíduos sejam lançados no rio do Sinos; a realização da capina e controle da vegetação rasteira ao longo da margem do arroio Esteio visando facilitar a visualização da elevação do nível das água. A redução  da emissão de gases,  que provocam irritação nos olhos e no sistema respiratório, também esteve na lista de pedidos do Legislativo.