Câmara de Esteio debate reajuste salarial de servidores municipais

Sisme, Executivo e vereadores reuniram-se para debater proposta de reajuste de 7%. Proposta chegou à Câmara no último dia 5 de maio.

12/05/2015 - O reajuste salarial dos servidores municipais foi pauta da reunião de hoje (12) com a Comissão de Finanças, representantes do Executivo e Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme). Na oportunidade estiveram presentes os vereadores Leonardo Pascoal (PP), Felipe Costella (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni (PSB), Beatriz Lopes (PT), Michele Pereira (PT) e Jane Battistello (SD). Na abertura do encontro, o Secretário de Administração, Uéverson Costa relatou que as reuniões com o Sisme estavam sendo realizadas e que lançaram aos representantes uma proposta de reajuste de 7% . “Esta porcentagem foi estipulada visando fazer o melhor possível,  pois o município encontra-se com algumas dificuldades orçamentárias. Também oferecemos reajuste da cesta básica de R$ 130,00 para R$160,00 e para o vale alimentação, um reajuste de R$15,00”, disse.

Em réplica, a Presidente do Sisme, Aline Baladão sugeriu a criação de uma política salarial para dar mais transparência ao processo e salientou que o Sindicato pediu com relação aos benefícios, um reajuste no vale alimentação para R$20,00 e a cesta básica no valor de R$180,00. “Sempre é dito a mesma coisa, que o município está em crise. Sabemos que esta crise existe em todos os lugares, então não podemos pagar por isso. Devemos ter melhores condições, tanto salariais como de trabalho, tendo em vista que ninguém quer trabalhar em Esteio atualmente. Queremos nos reunir não somente para dialogar, mas para concretizar ações”, salientou. A representante sugeriu transformar benefícios em pagamento de pecúnia no contracheque do servidor. Já o Consultor Jurídico do Executivo,Antenor Sato discordou da sugestão, alegando que esta ação geraria um efeito cascata posterior.

A vereadora Michele Pereira sugeriu a análise da possibilidade do reajuste do salário base do servidor, bem como a concessão de vale alimentação nas férias para os servidores.

Nos encaminhamentos finais ficou acordado um prazo de 15 dias para a organização de um cronograma que abrangesse como proposta, a criação de uma comissão encarregada de discutir a política salarial no município, tendo um prazo máximo de 60 dias para apresentação deste projeto. O projeto de Lei do reajuste dos servidores entrará em análise para votação em regime de urgência na sessão de hoje(12).

Por Aline Santos

Edição e fotos: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156