Câmara de Esteio aprova homenagem a historiadora

Proposição de Leo Dahmer (PT), que parabeniza acadêmica que participa de discussão sobre o racismo em Porto Alegre, foi votada na última sessão ordinária.

02/07/2020 – Durante a sessão ordinária de terça-feira (30), a Câmara aprovou, por unanimidade, a moção 49/2020, de autoria do vereador Leo Dahmer (PT). A proposição parabeniza a historiadora Maria do Carmo Moreira Aguilar pela contribuição ao movimento contra o racismo nas ruas de Porto Alegre.

Segundo o texto votado em plenário, a pesquisadora tem vínculo com nossa cidade, uma vez que é ligada à Casa de Cultura Hip Hop de Esteio. Ela também foi uma das protagonistas na criação da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) Vozes da Periferia – instituição formada a partir de parceria entre o Ministério Público (MP), a Associação da Cultura do Hip Hop de Esteio (Ache) e o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombo (Iacoreq).

Atualmente, a acadêmica participa da discussão em torno do nome da Rua Barão de Cotegipe – localizada na zona norte da capital gaúcha –, o qual homenageia um senador do Império que votou contra a abolição da escravidão no Brasil. “O respectivo debate será realizado na comunidade de Porto Alegre, mas este Parlamento identifica e reconhece a contribuição da historiadora Maria do Carmo Moreira Aguilar, já compartilhada com nossa comunidade, como qualificada, apta e de grande valor humano”, declarou Leo, na justificativa à proposição.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Câmara de Esteio aprova homenagem a historiadora 2.JPG