Anunciada a informatização total do Legislativo
Servidores iniciaram na última sexta-feira(4) a capacitação para inclusão de proposições no novo sistema. A ideia é modernizar e dar mais transparência às atividades
O presidente da Câmara de Esteio, vereador Sandro Severo(PSB), anunciou na tarde de ontem(7), a informatização total do processo do Legislativo, que já deve ser implementada nos próximos dias. Entre as mudanças, Severo destaca a nova forma de votação de propostas e projetos de lei, que será eletrônica - até então simbólica - , medida que deverá ser alterada no Regimento Interno da Câmara. Com o novo critério, os vereadores passarão a ter em suas mesas notebooks para votação e acompanhamento do que estará na ordem do dia.
Além disso, muda também o trâmite dos projetos e das proposições que chegam ao Plenário para votação. Com isto, o Executivo e os vereadores precisam protocolar suas matérias até segundas-feiras, às 14 horas, sendo este o prazo máximo para que sejam lidas e votadas. As emendas parlamentares aos projetos do Executivo, devem seguir os mesmos trâmites da proposta original. "No caso de regimes de urgência, os projetos vindos do Executivo, poderão chegar até terça-feira, às 14 horas, dia da sessão", disse. A ideia é organizar e dar mais transparência, modernidade e agilidade ao processo Legislativo. Na última sexta-feira(4), os servidores já começaram a receber o treinamento para acessar o sistema, curso que está sendo ministrado pela empresa que vai prestar o serviço à Câmara: a Città Informática, vencedora do processo licitatório realizado no ano passado.
Por Terezinha bobsin - Reg prof MTb/RS 7156