Câmara comemora o primeiro ano do programa Conta Comigo
O primeiro ano do Programa Conta Comigo, que tem o objetivo de capacitar e atrair voluntários para atuarem nas mais diferentes ações realizadas no município, foi lembrando na noite de ontem(20), em solenidade na Câmara de Vereadores. A iniciativa foi do presidente do Legislativo, Sandro Severo (PSB), que pretendeu reconhecer o trabalho voluntário, além de divulgar e motivar a solidariedade. "Parabéns ao prefeito Leonardo Pascoal e a todos os voluntários, pois de maneira simples e eficaz propuseram-se à executar diversas atividades, auxiliando instituições que necessitavam desta força de trabalho. A atitude transforma os munícipes em agentes colaboradores e solidários visando a melhoria do município de Esteio", disse.
Na oportunidade, as voluntárias Alessandra de Vargas, Aline Paez Silveira e Rita de Cássia Corrêa Pacheco, que representam os demais voluntários por terem se destacado durante o ano passado em diversas atividades, receberam uma honraria do Legislativo. O programa tem registrado 383 voluntários, sendo 205 deles já capacitados entre coordenadores e voluntários para ações pontuais e sistemáticas.
Durante a cerimônia, o prefeito Leonardo Pascoal e a secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, falaram sobre a importância do voluntariado para o município e agradeceram a parceria da comunidade.
Conta Comigo
O Conta Comigo foi lançado em 20 de fevereiro de 2017 e é conduzido pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura. Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos, interessadas em participar de ações voluntárias em Esteio e que possam participar de capacitações.
Os cadastrados serão convidados, inicialmente, para uma capacitação com temas como a legislação federal sobre serviço voluntário, com atribuições, compromissos e deveres, e o decreto municipal 5.687/2017, também sobre voluntariado. Após o treinamento, a SMCTE vai analisar o perfil dos voluntários e encaminhá-los, de acordo com as suas competências e habilidades, para órgãos municipais e entidades parceiras.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156