Câmara aprova proposta de atendimento especial a superdotados

Anteprojeto apresentado por Sandro Severo (PSB) foi aprovado por unanimidade e segue para avaliação do Poder Executivo municipal.

02/06/2021 - Durante a sessão da Câmara realizada na última terça-feira (1º), o vereador Sandro Severo (PSB) apresentou o anteprojeto 52/2021. No documento, aprovado por unanimidade pelo plenário, o parlamentar sugere ao Poder Executivo a criação de atendimento especializado a estudantes superdotados e com altas habilidade da rede de ensino de Esteio.

Chamada de Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a proposta prevê, entre outras coisas, a identificação precoce, por profissionais especializados, dos alunos superdotados ou altamente habilidosos. Vão ser atendidos, conformes os padrões estabelecidos nacionalmente, estudantes com grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas, além de potencial elevado na área acadêmica, intelectual, nas artes, liderança ou psicomotricidade.

Segundo Sandro, o público atendido pela proposição costuma ser negligenciado e necessitam de suporte, da mesma forma que os alunos que têm algum tipo de atraso no desenvolvimento. “O mesmo ocorre com relação àqueles que se destacam por apresentar um potencial superior, que possuem inteligência ou criatividade excepcionalmente elevadas”, afirmou. “Observa-se, inclusive, resistência à implementação de um atendimento diferenciado ao superdotado, fruto de uma série de ideias falsas acerca do educando”.

Como resultado da aprovação pelo plenário, a proposição será enviada à Prefeitura, onde será avaliada pelo Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida ao Legislativo na forma de projeto e, posteriormente, avalizada pela maioria dos vereadores. 

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Câmara aprova proposta de atendimento especial a superdotados 2

 

#pracegover: vereador Sandro Severo discursa durante sessão.