Câmara aprova moção de repúdio ao prefeito de Bagé
20/01/2021 – Durante a sessão de terça-feira (19), a Câmara de Esteio aprovou, por unanimidade, moção de repúdio ao prefeito de Bagé, Divaldo Vieira Lara (PTB). O documento se refere à suposta omissão do líder do Poder Executivo da cidade gaúcha, localizada próxima à fronteira com o Uruguai, em tomar medidas legais para a proibição da corrida de cães da raça galgo.
A moção foi apresentada por Sandro Severo (PSB) após reportagem exibida, no último domingo (17), pelo programa Fantástico, da Rede Globo, que flagou maus-tratos aos animais nas competições. O parlamentar afirma em sua justificativa à proposição que tais competições seriam realizadas com apoio de políticos locais. Segundo o vereador, Bagé teria investido R$ 250 mil na construção de um salão para criadores da raça, que há anos abrigaria as corridas.
O parlamentar ainda cita relatório da ONG americana The Humane Society of The United States onde é afirmado que os galgos daquele país viveriam a maior parte da vida confinados em gaiolas e receberiam injeções de anabolizantes. Sandro ressalta que em tais competições, no Brasil, os animais seriam vítimas de atos de crueldade, como o sacrifício de cachorros que não sejam rápidos o suficiente. “Apesar dos galgueiros afirmarem que os cães que participam de tais corridas serem bem tratados, sabe-se que nos bastidores esses animais sofrem os mais diversos tipos de crueldade”, declarou.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio
#paracegover: banner azul, com foto do plenário da Câmara no fundo, logo da Câmara Municipal de Esteio e legenda "Legislativo rejeita atitude de político de cidade do sudoeste gaúcho em caso de maus-tratos a animais" e foto do vereador Sandro Severo durante sessão.