17/03/2015 - Pascoal: Vereador quer abertura de ação civil pública para beneficiar alunos da bairro do Parque

 

Pascoal: Vereador quer abertura de ação civil pública para  beneficiar alunos da bairro do Parque

     Mais de 300 alunos precisam sair do bairro Novo Esteiopara as salas locadas no Centro, em função das obras de recuperação do telhado da escola atingida por temporal em dezembro de 2014

 
    Preocupado com a situação do transporte  dos alunos da Escola Estadual Bairro do Parque, no Novo Esteio,  - que terão que se deslocar para  o prédio do Centro, depois que um vendaval destelhou parte da escola -, o vereador Leonardo Pascoal(PP) solicitou ontem(16)  ao Ministério Público uma sugestão de instalação de ação civil pública. A ideia é os alunos tenham direito ao transporte escolar para  chegar ao prédio locado pelo governo estadual, localizado na avenida Dom Pedro, 73, Centro. A medida, segundo o parlamentar, faz-se necessária devido a segurança dos estudantes, já que a rota é de aproximadamente de dois quilômetros, além de evitar possibilidade de evasão escolar.  "Esta rota é repleta de perigos, sobretudo em razão do trânsito acentuado, notadamente pela BR 116 e avenida Presidente Vargas, principal via da cidade. Estes alunos precisarão enfrentar  um novo trajeto e, muitas vezes, desacompanhados de seus pais ou responsáveis", citou.  São11 turmas, dos três turnos que serão deslocadas para o centro, totalizando mais de 300 alunos.
     Leonardo Pascoal lembra, ainda que seria obrigação do governo do estado disponibilizar o transforme, conforme a Lei de Diretrizes a Bases da Educação Nacional. O parlamentar também relata no documento endereçado ao Promotor de Justiça Especializada de Esteio, André de Azevedo Coelho,  que o pedido já havia sido feito junto a 27ª Coordenadoria Regional de Educação, mas que esta manifestou a impossibilidade de atendimento, alegando dificuldades financeiras.
  O local foi danificado em dezembro de 2014 por uma tempestade que atingiu toda a região. Na escola, a área mais afetada é a biblioteca, instalada no segundo andar. O vendaval também causou o desabamento do alambrado, que se encontrava nos fundos do terreno da escola, além da destruição de parte do telhado do prédio principal. Diversos equipamentos de informática e livros foram perdidos.

Por Terezinha Bobsin
 Reg prof MTb 7156